Audiência debate a importância do bancos públicos para o desenvolvimento do Brasil

por Comunicação/ALE publicado 29/10/2017 07h00, última modificação 30/10/2017 18h36

O Parlamento alagoano discutiu, em audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira, 30, a importância dos bancos públicos para o desenvolvimento do País. De acordo com o propositor, deputado Ronaldo Medeiros (PMDB), a Casa de Tavares Bastos tem, cada vez mais, debatido assuntos que dizem respeito ao patrimônio público brasileiro. Medeiros contou que amanhã irá a Brasília e levará as propostas em defesa dos bancos públicos e contra a privatização das agências.

“O Governo Federal quer privatizar os bancos públicos federais, a exemplo da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, o que é um absurdo”, declarou Medeiros, considerando as medidas que vêm sendo adotadas pelo Governo Temer, como um verdadeiro desmonte das políticas e do patrimônio público. “A sociedade tem que acordar. As cidades pequenas já começam a ficar sem agências de bancos públicos e a culpa não é do banco em si, mas dos gestores que atendem um governo que não tem compromisso com a sociedade brasileira”, observou Ronaldo Medeiros.

Na avaliação do parlamentar, Temer está querendo vender todo o patrimônio da União “a preço de banana”, sem as garantias de isso vá resolver a crise financeira que assola o País. “A sociedade tem que tomar conhecimento que o problema do País é a dívida interna. Hoje 47% do Orçamento é destinado a pagamento da dívida pública brasileira”, informa Ronaldo Medeiros.

O presidente do Sindicato dos Bancários, Márcio dos Anjos Silva, disse que as medidas que o Governo Federal vem tomando não afetam única e exclusivamente o setor financeiro público, mas representam um desmonte geral de tudo que é público no País. “Ele (Governo) está entregando todas as nossas riquezas e patrimônio ao capital estrangeiro especulativo e nacional. E os bancos públicos estão inseridos nesse contexto. A necessidade de privatizar é uma pauta implementada pelo sistema financeiro privado”, avalia o sindicalista. Márcio dos Anjos disse ainda que o importante nesse momento é o fortalecimento dos bancos públicos, destacando a oportunidade que a Assembleia Legislativa está dando à sociedade para que possa tomar conhecimento do que realmente vem ocorrendo no País.

A audiência pública contou com a participação do presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica, Jair Pedro Ferreira; da presidente da Central Única dos Trabalhadores, Rilda Maria Alves; do representante da Associação dos Aposentados do Banco do Nordeste do Brasil, Germano Mendonça Alves; do representante da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag/AL), Leonardo Correia da Silva entre outras entidades representativas do setor.