Alunos da Escola Eunice Lemos Campos participam de mais uma etapa do "Fale, Educação!"

por Comunicação/ALE publicado 01/11/2017 17h05, última modificação 03/11/2017 20h45

A Assembleia Legislativa recebeu nesta quarta-feira, 1º, mais uma turma do projeto “Fale, Educação!”. Cerca de 50 alunos, do 9º ano do ensino fundamental e dos 2º e 3º anos do ensino médio, da Escola Estadual Eunice Lemos Campos, localizada no bairro do Benedito Bentes, em Maceió, visitaram a Casa e conversaram com o deputado Bruno Toledo (PROS). Os estudantes conheceram o plenário, as comissões técnicas, assistiram vídeos sobre o processo legislativo e a vida do patrono da Assembleia, Tavares Bastos.

Os alunos, em conversa com o deputado, falaram das boas iniciativas implantadas na sua escola, reclamaram da falta de infraestrutura, da situação precária do transporte escolar e da falta de segurança. A estudante Vitória Luíza, do 9º ano, disse que gostou da visita e apontou alguns problemas encontrados na sua escola, entre eles a superlotação nas salas de aula. “As salas de aulas são pequenas, cheias demais e sem ventilação. Isso acaba prejudicando nosso aprendizado. Para se ter uma ideia, na minha turma tem 47 alunos para uma sala que só tem 35 lugares”, afirmou. Já o aluno Bruno Vitor, do terceiro ano, destacou falta de segurança e disse que alunos já foram assaltados numa aula de Educação Física. “O entrono da escola é cheio de mato e não temos segurança", disse.

A professora de Artes, Luana Macena, que acompanhou os estudantes, também conversou com o deputado e disse que é obrigada a levar seu próprio material para conseguir ministrar suas aulas. Ela aproveitou e também deu sugestões para que as escolas possam ter mais acesso a kits de audiovisual. “Eu gosto de trabalhar com materiais didáticos próprios e neste sentido levo meu retroprojetor até porque, se eu for utilizá-los em todas as minhas aulas, outros professores ficaram impedidos de usá-los já que a escola só tem um aparelho. Hoje em dia, os alunos vivem na era da tecnologia e nós professores precisamos nos moderniza também. A ideia é descobrir uma forma de doação de equipamentos de informática e de multimídia para as escolas”, afirmou.

O deputado Bruno Toledo ouviu as reclamações feitas pelos alunos, explicou o funcionamento da Casa, a função de um deputado e a tramitação de um projeto de lei. “Os estudantes foram participativos expondo os problemas existentes na escola e sabendo se posicionar sobre os diversos assuntos e, mais uma vez, com estes depoimentos podemos entender porque os professores de Alagoas precisam ser tão valorizados e reconhecidos. Mais uma vez ouvimos reclamações dos alunos sobre a falta de infraestrutura na escola e sobre a insegurança”, disse.

O projeto “Fale, Educação” visa aumentar a visibilidade da educação para os poderes e instituições públicas e facilitar o exercício da cidadania, por parte da comunidade escolar, como forma de estímulo à busca de caminhos eficientes, pacíficos e humanitários de realização dos interesses e necessidades da comunidade. A parceria da Assembleia Legislativa com o Ministério Público está permitindo que alunos de 14 escolas públicas visitem o Poder Legislativo por 14 semanas.