Alunos do projeto "Fale, Educação!" relatam dificuldades enfrentadas em suas escolas

por Comunicação/ALE publicado 30/08/2017 17h37, última modificação 30/08/2017 17h37

A Assembleia Legislativa recebeu nesta quarta-feira, 30, a terceira turma do projeto “Fale, Educação!”. Foram cerca de 50 alunos do ensino médio da Escola Estadual Doutor Fernandes Lima, localizada no São Jorge, em Maceió, que visitaram a Casa e conversaram com os deputados Bruno Toledo (PROS), Léo Loureiro (PPL) e Francisco Tenório (PMN). Os estudantes conheceram o plenário, as comissões técnicas e assistiram vídeos sobre o processo legislativo a vida do patrono da Assembleia, Tavares Bastos.

Os alunos falaram das boas iniciativas implantadas na sua escola, reclamaram da falta de infraestrutura e da insegurança. A estudante Manuela Firmino, que cursa no 2º ano do ensino médio, apontou os problemas encontrados na sua escola. “Temos uma infraestrutura muito precária, principalmente na quadra, na falta de material esportivo e no banheiro que não tem portas, sem contar a falta de segurança ”, disse. Já a aluna Maria Luana Costa destacou a importância do projeto. “Quero agradecer aos deputados por abrir um canal de diálogo e ouvir tudo que acontece na nossa escola. Sugeri que os deputados lutassem por melhores condições de acesso aos deficientes, já que na temos isso lá”, afirmou.

O professor Reno Gomes, que acompanhou os estudantes, falou da importância do projeto "Fale,Educação!". “Foi uma visita bastante importante. Este relacionamento entre os deputados e os alunos foi proveitoso porque os estudantes puderam expressar de forma direta seus sentimentos. Também foi importante os deputados afirmarem que irão visitar nossa escola e ver de perto tudo aquilo que foi dito aqui”, destacou.

Ao final da visita, os deputados confirmaram que a Comissão de Educação da Casa irá elaborar um calendário de visitas às escolas para constatar as reclamações feitas pelos estudantes. O deputado Bruno Toledo falou desta interação com os alunos. “Essa dinâmica de conversar com os alunos e conhecer a realidade das escolas chega a nos preocupar muito, já que falta infraestrutura, limpeza, material didático, transporte e até merenda. É uma realidade bastante diferente das peças publicitárias do Governo. Isto que estamos fazendo é um canal para que os estudantes também cobrem de seus representantes, inclusive via redes sociais, já que praticamente todos os deputados utilizam estas ferramentas”, disse.

O projeto “Fale, Educação” visa aumentar a visibilidade da educação para os poderes e instituições públicas e facilitar o exercício da cidadania, por parte da comunidade escolar, como forma de estímulo à busca de caminhos eficientes, pacíficos e humanitários de realização dos interesses e necessidades da comunidade. A parceria da Assembleia Legislativa com o Ministério Público está permitindo que alunos de 14 escolas públicas visitem o Poder Legislativo por 14 semanas.