Aniversário de 200 anos de Alagoas é destaque em pronunciamento de Inácio Loiola

por Comunicação/ALE publicado 16/08/2017 18h29, última modificação 16/08/2017 18h29

Os 200 anos de emancipação política de Alagoas, a serem comemorados no próximo dia 16 de setembro, foi o tema do pronunciamento do deputado Inácio Loiola (PSB), na sessão ordinária desta quarta-feira, 17. Durante o discurso, Loiola conclamou a Assembleia Legislativa a participar mais das comemorações da independência do Estado. “Alagoas é uma grande referência no Nordeste Brasileiro. Um Estado que contribuiu muito para o progresso da região e do País”, destacou o deputado.

Inácio Loiola avalia que o desmembramento de Alagoas deveu-se a sua posição de destaque no campo econômico. Na sequencia do pronunciamento, ele destacou fatos que remetem às conclusões que chegou, após leitura de diversas publicações que contam a história de Alagoas. “Entre os quais destaco a observação do historiador Jaime de Altavila, a região das Alagoas, que na época era uma simples comarca, contava com cem mil habitantes. No entanto, já apresentava uma próspera vida agrícola, onde prosperavam a cana-de-açúcar, o algodão, o fumo, a mandioca e outros cereais”, observou Loiola, acrescentando que esse fator econômico, preponderante na época, entusiasmou o povo a solicitar o desmembramento de Alagoas do Estado de Pernambuco, em 1817.

Inácio Loiola mencionou ainda personagens ilustres que engrandecem o nome de Alagoas e que participaram e contribuíram de forma efetiva para o engrandecimento do Estado, dentre os quais destacou o nome do jurista José Tavares Bastos, patrono do Poder Legislativo. “Assim como Tavares Bastos, outros foram imprescindíveis para a terra que carinhosamente recebe vários títulos: Terra dos Marechais, Terra das Palmeiras, Terra das Lagoas entre outros”, ressaltou Loiola, informando que a partir de agora trará à tribuna da Casa, pronunciamentos em homenagens a personagens relevantes e memoráveis para Alagoas, a exemplo do Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil, Marechal Floriano Peixoto, primeiro vice-presidente do Brasil; Graciliano Ramos, escritor e romancista natural do município de Quebrangulo; Nise da Silveira, médica psiquiátrica, natural de Maceió, entre outros nomes ilustres que tão bem representa nosso Estado.