Assembleia concede Título de Cidadã Honorária para presidente da Anfip

por Comunicação/ALE publicado 22/05/2015 10h30, última modificação 26/05/2015 15h28

A Assembleia Legislativa de Alagoas concedeu nesta sexta-feira, 22, o título de cidadã honorária do Estado à presidente da Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Anfip), Margarida Lopes de Araújo, pelos relevantes serviços prestados à sociedade alagoana. A solenidade, presidida pelo 1º secretário da Casa, deputado Isnaldo Bulhões (PDT), foi de iniciativa do deputado Ronaldo Medeiros (PT) e ocorreu no plenário da Casa Tavares Bastos.

A sessão contou com a presença do presidente da Associação Alagoana dos Auditores Fiscais da Receita Federal, André Vilaça dos Santos; do coordenador dos Conselhos de representantes dos auditores fiscais, Ademar Borges; da vice- presidente dos Auditores Fiscais da Receita Federal, Thalia Menezes Pereira; além de diversos auditores fiscais Alagoas e de vários estados do país, parentes e amigos da homenageada.

De acordo com Ronaldo Medeiros, Alagoas recebe de braços abertos mais uma filha, já que a Margarida Lopes, além de ser uma grande profissional, eleva com o seu trabalho o nome do Estado. “A nossa homenageada preside uma associação bastante importante, que muito contribui não só para Alagoas, mas para todo o Brasil. É uma mulher que assumiu diversos cargos importantes em todo país e a Assembleia, de forma justa, faz essa homenagem. A partir de hoje, Alagoas recebe de braços abertos mais uma filha”, disse Ronaldo Medeiros.

Isnaldo Bulhões falou da iniciativa da Assembleia Legislativa em conceder a homenagem. “Em nome do presidente da Casa, deputado Luiz Dantas e de toda a Mesa Diretora, quero compartilhar da alegria e a satisfação de entregar este título. Quero também agradecer a todos os convidados que saíram de seus estados e municípios para participarem desta sessão que é muito especial pois, a partir de agora, temos mais uma alagoana”, disse Bulhões.

A nova cidadã alagoana, que estava bastante emocionada com a honraria, agradeceu a Assembleia Legislativa e, em especial, o deputado Ronaldo Medeiros pelo título. Margarida declarou que já se sentia alagoana antes e agora muito mais. “Para mim é uma honra muito grande receber essa homenagem. Na história da Anfip nunca ninguém recebeu essa honraria. A partir de agora, vou ter uma responsabilidade ainda maior com Alagoas e sinto que terei que fazer alguma coisa a mais em prol deste Estado maravilhoso que já nos deu muitos homens e mulheres de bem”, afirmou Margarida Lopes que dedicou o título a sua família e a todos que fazem a Anfip.

Biografia

Natural de Bilac, em São Paulo, Margarida Lopes de Araújo formou-se em Letras e Direito, estando aposentada na carreira de auditora-fiscal desde 1986 e durante o tempo em que esteve ativa na carreira atuou no Conselho da Apafisp de 1992 a 1997, tendo sido a primeira mulher a exercer a presidência daquela entidade no biênio 94/95.

Na Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal, exerceu inicialmente a vice-presidência da Cultura Profissional no biênio 97/99 e de Assuntos Jurídicos entre 1999 a 2005, quando organizou os Fóruns Jurídicos anuais, cujos debates com eminentes juristas priorizaram a defesa dos princípios constitucionais e a garantia dos direitos dos servidores públicos, o que foi de extrema relevância para garantia dos direitos da categoria dos auditores-fiscais da Receita Federal.