Assembleia presta homenagem ao centenário do Banco do Brasil em Alagoas

por Comunicação/ALE publicado 01/12/2016 14h55, última modificação 01/12/2016 14h54

Em sessão especial realizada nesta quinta-feira, 1º de dezembro, o Parlamento alagoano rendeu homenagens ao Banco do Brasil, que comemora 100 anos de instalação no Estado de Alagoas. Proposta pelo deputado Inácio Loiola (PSB), a sessão especial foi comandada pelo presidente da Casa, deputado Luiz Dantas (PMDB), e contou com a participação do vice-presidente do Poder, deputado Ronaldo Medeiros (PMDB), do superintendente Estadual do BB, Marco Antonio Felício Sanches, do superintendente Regional da instituição financeira, Renato Castanheira.

“Todos sabemos o tamanho da instituição Banco do Brasil, o trabalho que presta e a importância que tem, dentro desse contexto, para o País”, observou Luiz Dantas, destacando ainda a importância que a instituição financeira representa para os agricultores, funcionários públicos e privados, para os serviços, a indústria e para setor do comércio. “O Banco do Brasil está em todos os recantos de Alagoas e do Brasil. E não faz isso sozinho, mas com o empenho de seus funcionários, por isso todos devem estar orgulhosos do patamar e da importância que o Banco do Brasil assumiu diante do País”, declarou Dantas, parabenizando o deputado Inácio Loiola pela oportuna homenagem à instituição financeira.

Loiola justifica que sua iniciativa é em reconhecimento a atuação do Banco do Brasil ao longo dos seus 100 anos no Estado de Alagoas. “Jamais poderíamos falar no desenvolvimento econômico de Alagoas em todos setores sem a participação do Banco do Brasil”, declarou o deputado Inácio Loiola, que durante a sessão especial fez um breve relato sobre a trajetória do Banco do Brasil no País.

“O Banco do Brasil, fundado na antiga capital do Brasil, Rio de Janeiro, em 1908, é atualmente o maior banco da América Latina em termos de ativos totais. Possui ativos da ordem de R$ 1,58 trilhão”, informou o parlamentar. “É a instituição financeira mais presente no país, marcando presença em 99,7% dos municípios brasileiros e empregando mais de 100 mil funcionários”, completou Inácio Loiola.

De acordo com o parlamentar, o Banco do Brasil se instalou em Alagoas em 1916, mais precisamente no dia 24 de julho, abrindo sua primeira unidade, denominada de agência Maceió, hoje, agência Jaraguá, com o foco de apoio ao setor açucareiro, principal atividade econômica da época.

O superintende estadual do Banco do Brasil, Marco Antonio Felício Sanches, agradeceu as homenagens promovidas pela Assembleia Legislativa. “É uma satisfação estarmos aqui na Assembleia recebendo essa homenagem. O Banco tem contribuído para a história de Alagoas há cem anos, o que muito nos honra. E a nossa contribuição está em todos os seguimentos da economia”, disse Sanches.

A solenidade contou ainda com a participação dos secretários de Estado, Genildo Silva (Planejamento) e Álvaro Vasconcelos (Agricultura), do prefeito eleito de Monteirópolis, Mailson Mendonça, de funcionários do Banco do Brasil, e de integrantes do Sindicato dos Bancários, representado pelo presidente da entidade, Jairo França, que aproveitou a oportunidade para fazer reivindicações para a categoria.