Legislativo sedia encontro de representantes dos Conselhos Municipais de Educação

por Comunicação/ALE publicado 05/07/2018 15h45, última modificação 05/07/2018 15h43

A Assembleia Legislativa sediou na manhã desta quinta-feira, 5, uma reunião ampliada com representantes dos Conselhos Municipais de Educação do Estado. O objetivo do evento, que contou com a participação da deputada Jó Pereira (PMDB), foi o de discutir a organização e as agendas dos Conselhos Municipais frente aos desafios impostos pela implementação da Base Nacional Comum Curricular.

A organizadora do encontro e coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais (UNCME) e vice-presidente da UNCME Nacional, Marly do Socorro Vidinha, destacou o papel dos colegiados no monitoramento dos planos municipais de educação e o trabalho articulado dos conselhos nos âmbitos federal, estadual e municipal, onde cada um apresenta sua peculiaridade.

Marly lembrou os avanços alcançados em Alagoas, com a instituição crescente de conselhos nos municípios, hoje em mais de 70. “Os conselhos se configuram como os maiores órgãos de representação no município em termos de educação. A existência dos conselhos nos municípios vai garantir a sustentabilidade da Educação”, comemorou.

Os conselhos são órgãos consultivos, normativos e fiscalizadores, com representantes de vários segmentos, na defesa do direito à educação. Existem quase 4 mil no País, formados por 17 membros.

Para a deputada Jó Pereira, que nos últimos três anos vem estimulando a participação de pessoas no controle social, não apenas nas instâncias dos conselhos, é necessário reconhecer a importância de cada conselheiro, que trabalha em conjunto com as secretarias municipais de Educação. “São eles os responsáveis pela construção e pelo fortalecimento de uma educação de qualidade”, ressaltou.