Bruno Toledo relata visita aos municípios atingidos pelas fortes chuvas

por Comunicação/ALE publicado 01/06/2017 18h01, última modificação 01/06/2017 18h01

O deputado Bruno Toledo (PROS) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, 1, para relatar visitas que fez aos municípios alagoanos atingidos pelas fortes chuvas e para solicitar à Mesa Diretora a criação de uma comissão parlamentar com objetivo de acompanhar a utilização dos recursos estaduais e federais destinados a reconstrução das cidades.

Bruno visitou a cidade do Pilar e viu de perto, juntamente com os deputados Jairzinho Lira (PMDB) e Davi Davino Filho (PMDB), a situação caótica pela qual passa o município. “Pilar está sofrendo demais com a cheia, com várias casas inundadas. A cidade vem fazendo esforços para diminuir os efeitos da enchente e, na ocasião, tivemos a oportunidade de contribuir com estas ações”, afirmou.

Na visita que fez a cidade de Marechal Deodoro, o deputado também pode constatar os estragos causados pelas chuva. “Em Marechal Deodoro a gestão municipal também está se esforçando para mitigar os efeitos da cheia, que atingiu quase que 80% da população, de acordo com relatos da Defesa Civil”, destacou Bruno, elogiando a atuação dos prefeitos Cacau, de Marechal Deodoro, e Renato Filho, do Pilar, e pedindo a população para continuar fazendo doações.

Em aparte, o deputado Gilvan Barros Filho (PSDB) destacou a importância do tema e lembrou que os municípios alagoanos que sofreram com a enchente de 2010 também estão sofrendo agora. “Na ocasião foram destruídas diversas casas e muitas delas foram reconstruídas no mesmo local. É preciso se ter uma atenção maior dos gestores para que estas casas não sejam reconstruídas no mesmo local. O ideal é que as prefeituras desapropriem estas áreas e doem um outra, do mesmo tamanho, em local diferente para que no futuro não tenhamos estes mesmo problema”, destacou o deputado.

Também em aparte, o deputado Sérgio Toledo (PSC) destacou o debate e o trabalho que alguns prefeitos, entre eles os de Pilar e Marechal Deodoro, vêm realizando para minimizarem os efeitos da enchente. “Estamos assistindo o mesmo filme de 2010 e o pior é que tenho informações do sistema de meteorologia que devem cair mais chuvas nos próximos dias. É importante que os gestores possam antecipar e as informações e obras preventivas são bastante importantes neste sentido”, afirmou.

Estatuto do desarmamento
Bruno Toledo informou que protocolou, na tarde de hoje, um requerimento solicitando a realização de uma audiência publica para debater o estatuto do desarmamento (Lei nº 10.826/03). “Vamos debater a sua eventual revogação diante das atuais circunstâncias de criminalidade, bem como a ineficiência das medidas de segurança publica, além de novas sugestões para o regramento de uso de arma de fogo por particulares”, justifica o deputado.

Bruno destacou ainda a palestra do professor e escritor Bene Barbosa, que será realizada amanhã na Associação Comercial, em Maceió. Barbosa é o autor de do livro "Mentiram Para Mim Sobre o Desarmamento", obra escrita em parceria com Flávio Quintella.

Casal
Por Bruno Toledo fez duras criticas ao aumento de 10% que será concedido pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) aos consumidores alagoanos. “Esse reajuste foi autorizada pela Arsal, que é uma agencia do Governo. Em 2015 pagamos um reajuste de 12,45% e em 2016 o reajuste foi de 16,25%. Neste sentido, se faz necessário que a Casal explique os motivos destes reajustes”, disse Bruno Toledo, afirmando que irá fazer um requerimento solicitando explicações à empresa de abastecimento.