Chanceler português ministra palestra sobre curso de pós-graduação

por Comunicação/ALE publicado 08/08/2017 16h00, última modificação 08/08/2017 16h00

O chanceler João Barreiros, do Instituto Universitário Atlântico (IUA), de Portugal, esteve na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 8, para ministrar uma palestra sobre o curso de pós-graduação em Administração Pública que a instituição, em parceria com o Parlamento alagoano, está oferecendo no Estado. Ele anunciou, já para o próximo dia 25 de agosto, a aula inaugural do projeto. O evento foi realizado no auditório da Casa e acompanhado pelo deputado Inácio Loiola.

João Barreiros é doutor em Comércio Exterior e explicou que o IUA está no Brasil há 23 anos. Durante este período, já entregou diplomas de mestrado e doutorado a pessoas de vários estados. “Em Alagoas, já trabalhamos com servidores do Tribunal de Contas, inclusive conselheiros, que estarão se formando em breve”, disse.

A Assembleia Legislativa de Alagoas firmou convênio com o Instituto, no início do ano, cedendo o espaço físico para a realização das aulas, que devem ocorrer dois dias por mês, provavelmente às sextas e sábados. “Esse detalhe trataremos diretamente com os alunos”, frisou.

A duração do curso de mestrado em Administração Pública é de até 32 meses, divididos em duas etapas. Na primeira delas, o aluno frequentará as aulas durante 14 meses, quando, ao final, terá direito ao certificado de especialista. Nos 18 meses seguintes, o estudante se dedicará ao mestrado, com a nomeação pelo IUA de um professor doutor para orientá-lo em sua dissertação. Somente nesta fase há a obrigatoriedade do aluno ir a Portugal, para defender seu trabalho.

Importante ressaltar que a maioria das aulas serão presenciais. Algumas poucas serão ministradas por professores portugueses, por videoconferência. Outras informações pelo 3025-7227.