Desabastecimento do HGE é tema de reunião da Comissão de Saúde

por Comunicação/ALE publicado 30/08/2017 18h50, última modificação 30/08/2017 18h48

A Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Turismo, presidida pelo deputado Francisco Tenório (PMN), se reuniu nesta quarta-feira, 30, com os integrantes do Conselho Estadual de Saúde (CES). Na pauta, o desabastecimento do Hospital Geral do Estado (HGE) e o caos que se instalou na maior unidade de emergência de Alagoas devido a falta de insumos básicos para o atendimento público. Para tentar equacionar a situação, os representantes do CES vieram solicitar o apoio da Comissão no sentido de intermediar uma reunião com o Governo do Estado. O que foi prontamente atendido pela Comissão. A deputada Jó Pereira (PMDB) e os deputados Leo Loureiro (PPL) e Rodrigo Cunh (PSDB) também participaram da reunião.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Jesonias da Silva, disse que o objetivo principal da reunião foi discutir sobre a crise que se instalou no HGE devido ao desabastecimento do hospital e da rede de saúde pública como um todo. “Mas o HGE é o que tem nos preocupado. Apelamos por uma audiência com o governador do Estado e, agora, solicitamos a intermediação da Comissão de Saúde”, disse. “Faltam insumos básicos como seringas e luvas”, argumentou Silva.

“Falarei pessoalmente com o governador (Renan Filho) da preocupação do Conselho e tentarei agendar uma audiência para discutir essa questão do abastecimento do HGE”, informou Francisco Tenório, acrescentando que a principal demanda do Conselho Estadual de Saúde é a questão do desabastecimento do HGE.