Comissão Parlamentar irá acompanhar eleição para reitoria da Uncisal

por Comunicação/ALE publicado 23/08/2017 18h20, última modificação 23/08/2017 18h23

Por solicitação do deputado Bruno Toledo (PROS), a Assembleia Legislativa criou uma comissão parlamentar para acompanhar o processo eleitoral que irá escolher a nova reitoria da Uncisal (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas). A eleição acontece no próximo dia 30. Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 23, Bruno Toledo destacou a importância do pleito, tendo em vista que a instituição de ensino gerencia um orçamento em torno de R$ 250 milhões por ano; e que, segundo ele, merece ser fiscalizada pelo Parlamento alagoano.

Durante a sessão plenária, o presidente da Casa, deputado Luiz Dantas, colocou o requerimento de Bruno Toledo em votação, sendo o mesmo aprovado por unanimidade. Para compor a comissão parlamentar foram definidos, além de Toledo, os nomes dos deputados Léo Loureiro (PPL) e Inácio Loiola (PSB).

“As narrativas que passo a trazer para esta Casa são de uma eleição bastante acirrada. Pela primeira vez na história, três chapas disputam o cargo de reitor da Uncisal. E para meu lamento e espanto, trago narrativas de estratégias para dificultar a campanha de determinadas chapas e a livre concorrência eleitoral”, informou o deputado, acrescentando que o histórico de eleições da instituição justifica a necessidade de uma fiscalização mais efetiva. “Trago como exemplo o processo que elegeu a magnífica reitora da Uncisal, Rozangela Wyszomirska. Das 11 urnas apuradas, sete foram impugnadas por constarem mais votos do que eleitores”, informou Toledo, acrescentando que, além disso, há integrantes da Comissão Eleitoral que estão sendo investigados pela Operação Correlatos, da Polícia Federal e Controladoria Geral da União.

Em aparte, o deputado Inácio Loiola se disse perplexo com as informações trazidas por Bruno Toledo, pois desconhecia as denúncias de irregularidades na eleição anterior da Uncisal. “Acho extremamente correta esse acompanhamento. Fico extremamente preocupado com o que aconteceu nas últimas eleições da Uncisal”, disse Loiola, que defendeu a fusão da Uncisal com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), pois com isso, avalia, a instituição poderia ser melhor fiscalizada.

Também em aparte, o deputado Léo Loureiro se associou ao pronunciamento de Bruno Toledo e se colocou à disposição. “Os números trazidos mostram que a Uncisal deve ser a maior instituição que trabalha com saúde no Estado de Alagos. Tendo em vista o montante de R$ 250 milhões por ano mostra que tem um grande impacto na vida dos alagoanos, tanto pela questão do aprendizado quanto no atendimento direto”, observou Loureiro.