Luiz Dantas propõe força-tarefa para amparar pequenos comerciantes

por Comunicação/ALE publicado 08/06/2015 13h00, última modificação 10/06/2015 16h34
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Dantas, promoveu na manhã desta segunda-feira, 8, em seu gabinete, uma reunião entre representantes de pequenos produtores da cidade de Batalha e técnicos da Agência de Defesa Agropecuária e Animal do Estado, a Adeal. Diante da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), envolvendo vários órgãos na autuação de fabriquetas de queijo, abate de animais e de outros micronegócios, Dantas entende que é urgente a construção de soluções. “Da mesma forma que há uma frente punitiva e de adequação, torna-se imperativa agora uma força-tarefa para proteger a economia familiar e centenas de empregos. Todos em busca de saídas”, conclamou o presidente do Legislativo.

Há em Alagoas, pela estimativa da Adeal, cerca de 200 fabriquetas de queijo, sendo que a grande maioria não está certificada. Pela complexidade das ações desencadeadas pela FPI, que envolve duas dezenas de órgãos federais e estaduais, há distorções detectadas em todos os segmentos, sobretudo no campo ambiental e que passam por omissões históricas de órgãos oficiais. A ação do presidente da Assembleia é no sentido da construção de alternativas que observem a formalidade da legislação e, ao mesmo tempo, não fechem os olhos para o drama e a realidade social. Este, inclusive, foi o ponto ressaltado pelo ex-prefeito de Batalha, Paulo Dantas, também presente à reunião.

“A FPI ganha esse nível todo de intensidade num momento em que o País vive clima de recessão econômica, de retração de empregos, de diminuição dos investimentos e das oportunidades, com o agravante da seca assolando o interior alagoano. Se é correto proteger os rios, as bacias e o meio-ambiente como um todo, também é igualmente correto o olhar social de segmentos governamentais que possuem responsabilidades históricas com os problemas detectados”, argumentou o presidente Luiz Dantas.

“Diante desse impasse e dos problemas que estamos observando se agravarem no interior, resta apelar à sensatez: os órgãos competentes com a promoção do desenvolvimento têm agora a obrigação de fazer uma força-tarefa para proteger esses comerciantes e criar saídas que amparem aqueles que desejam sustentar suas famílias pelo trabalho, criando as condições reais para as devidas adequações”, disse o Luiz Dantas ao presidente da Adeal, Marcelo Lima, que está de acordo com a busca de alternativas para esse segmento produtivo. Também esteve presente ao encontro o deputado Isnaldo Bulhões (PDT), 1º secretário da Mesa Diretora.