Davi Davino cobra medida emergencial para restauração do Forte de Porto de Pedras

por Comunicação/ALE publicado 17/03/2015 14h00, última modificação 22/04/2015 15h48

O deputado Davi Davino (PSB) esteve nesta terça-feira, 17, reunido com a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, para solicitar a recuperação do Forte de Porto de Pedras, que em 2006 foi tombado pelo Governo e atualmente está abandonado e com risco de desabamento. O prédio foi construído em 1630 e já foi cogitada a instalação de um museu no local para abrigar artefatos dos séculos 18 e 19, encontrados na região. O parlamentar solicitou que, até que o uso do prédio seja definido, a Secretaria de Cultura tome medidas emergenciais para preservar o monumento.

"O prédio vai desmoronar de vez, o teto está prestes a cair. Até que a restauração seja viabilizada é interessante que se preserve o pouco de história que ainda existe no local", explicou Davi Davino.
 
O arquiteto Pablo Maia, responsável pelo Pró-Memória da Secretaria de Cultura, disse ao deputado que já esteve no local e que uma coberta provisória está sendo providenciada para que o Forte não seja ainda mais danificado. "Torço para que esse prédio histórico seja restaurado e destinado à visitação da população e dos turistas. Devemos preservar a história do nosso Estado e aproveitar o potencial histórico e turístico de Alagoas", afirmou Davi Davino.