Deputados destacam visita do ministro da Infraestrutura a obras em rodovias federais

por Comunicação/ALE publicado 19/10/2021 14h05, última modificação 19/10/2021 14h05

Os deputados Francisco Tenório (PMN) e Ricardo Nezinho (MDB) e as deputadas Fátima Canuto (PSC) e Jó Pereira (MDB) usaram os microfones do plenário nesta terça-feira, 19, para destacar a visita feita pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ao Estado no dia de ontem. O ministro esteve na cidade de Colônia Leopoldina para assinatura da ordem de serviço para conclusão da obra de pavimentação da BR 416, entre Colônia Leopoldina e Ibateguara, bem como da autorização para abertura do processo licitatório, com vista ao projeto de duplicação da BR 316, de Maceió a Pilar, passando por Satuba. Ele também vistoriou o canteiro de obras da construção do terminal de passageiros do Porto de Maceió. 

Primeiro a se posicionar sobre o tema, Francisco Tenório agradeceu ao ministro e ao deputado federal Arthur Lira (PP/AL) pelas obras do Governo Federal e também ao governador Renan Filho pela recuperação da estrada que liga a BR 316 até a cidade de Palmeira dos Índios, em trecho que vai até o município de Chã Preta. “Neste momento é realizada uma operação tapa-buracos, enquanto o processo de licitação tramita”, informou.  

A deputada Fátima Canuto entregou ao ministro Tarcísio Gomes um mapa e fotos da rotatória que fica entre no cruzamento da  AL 424 e a BR 416, que será duplicada. A deputada Jó Pereira afirmou que conversou com o ministro sobre a continuidade das obras da BR-101, no trecho que está interditado na cidade de São Miguel dos Campos, em razão de uma erosão provocada por uma drenagem de água. “Importante a conclusão dessa obra para o escoamento da produção e para a mobilidade urbana. A BR 101 nesse trecho cedeu e todo o fluxo de veículos passa por dentro a cidade ou por uma estrada acessória de barro, provocando transtorno à população. O ministro garantiu que as obras não serão totalmente paralisadas ‘, destacou. 

Por fim, o deputado Ricardo Nezinho lembrou de três trechos da BR 101 que precisam ser concluídos: na cidade de Joaquim Gomes, onde fica a aldeia Wassu Cocal; na cidade de São Miguel dos Campos, onde a pista cedeu devido a uma erosão; e o trecho que fica entre a PRF, em São Sebastião, e a cidade de Junqueiro. “São trechos pequenos. Isso pode ser resolvido num esforço político. Fazendo essas obras, garantimos a duplicação da BR 101 em Alagoas, de ponta a ponta”, concluiu.