Deputados participam do lançamento do programa #escoladahora

por Comunicação/ALE publicado 11/06/2015 14h40, última modificação 11/06/2015 14h58

O primeiro secretário da Assembleia Legislativa deputado Isnaldo Bulhões (PDT) e o deputado Ricardo Nezinho (PMDB) participaram, nesta quinta-feira, 11, no Palácio República dos Palmares, do lançamento do #escoladahora, programa que consiste na descentralização de recursos da Educação, repassando-os diretamente aos gestores das escolas estaduais, dando mais autonomia aos mesmos para a realização de pequenos serviços e demandas das escolas. Vale ressaltar que o programa também obriga os diretores de escolas a prestarem contas das verbas recebidas. São R$ 5,5 milhões a serem distribuídos a todas as unidades de ensino do Estado de Alagoas. O critério para os valores que cada escola receberá é a quantidade de alunos.

Além dos deputados, participaram do evento, o governador Renan Filho, o vice-governador e secretário de Educação, Luciano Barbosa, o presidente do Tribunal de Contas, Otávio Lessa, além de diretores, professores e coordenadores escolares.

O deputado Isnaldo Bulhões, que na ocasião esteve representando o presidente da Casa, deputado Luiz Dantas, ressaltou a iniciativa do Governo do Estado, pois irá destinar recursos para a manutenção predial como serviços de pintura, reparos na rede elétrica e hidráulica, serviços de retelhamento e coberta, entre outros. “São recursos que vão otimizar as necessidades existentes nas unidades de ensino, beneficiando toda comunidade escolar. É importante também convocar a sociedade civil organizada para acompanha a aplicação destes recursos”, disse.

O vice-governador, Luciano Barbosa, disse que o programa tem uma formatação semelhante ao Programa Dinheiro Direto da Escola e os recursos serão depositados em contas das escolas na Caixa Econômica Federal. “O nosso objetivo estratégico é fazer com que o dinheiro seja gasto na escola. Esta verba é consequência do reordenamento de gastos promovido pelo Governo de Alagoas no início do ano, o que proporcionou economia do erário”, afirmou.


Durante o evento, cinco escolas receberam um cheque simbólico representando os valores recebidos.