Doutor Milton Hênio é agraciado com a comenda Lêdo Ivo

por Comunicação/ALE publicado 04/08/2017 12h58, última modificação 04/08/2017 12h58

Por iniciativa do deputado Bruno Toledo (PROS), a Assembleia Legislativa de Alagoas outorgou nesta sexta-feira, 4, a comenda Lêdo Ivo ao médico pediatra Milton Hênio Netto de Gouveia, pelos relevantes serviços prestados à medicina e à sociedade alagoana. Prestigiada por diversas autoridades, a homenagem foi aprovada por unanimidade pelo plenário do Parlamento, em sessão realizada no último dia 28 de junho, através da resolução nº 579/2017. A comenda Lêdo Ivo tem por finalidade condecorar personalidades de destaque no meio cultural e literário alagoanos.

“Quando tomei a iniciativa de homenagear o doutor Milton Hênio, por meio da comenda Lêdo Ivo, senti a alegria do dever cumprido. Um homem que traz em si um imenso amor pelo ser humano, em especial às crianças”, disse o propositor da sessão, Bruno Toledo, destacando que além da medicina, a qual exerce com tamanha propriedade, o Milton Hênio é um grande literato, tendo escrito 10 livros e assinando uma coluna semanal no Jornal Gazeta de Alagoas.

Em pronunciamento, Bruno Toledo fez questão de ressaltar alguns dos inúmeros títulos conquistados por Milton Hênio ao longo de uma carreira de 54 anos dedicados a cuidar das nossas crianças, como por exemplo, o de membro da Associação Médica Brasileira; da Sociedade Médica de Alagoas; da Sociedade Brasileira de Pediatria; da Sociedade de Pediatria de Alagoas; da Academia Americana de Pediatria; da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores da Academia Alagoana de Medicina; da Academia Alagoana de Letras; da Academia Brasileira de Pediatria e presidente da Academia Alagoana de Medicina. “Não cito todos, mas apenas algumas das honrarias que se associam a mais de 500 artigos publicados, relacionados à pediatria e correlatos”, observou Bruno Toledo. “Há ainda a poesia sempre presente em sua vida, dentre outros significativos textos, que o levaram à Academia Alagoana de Letras”, disse o parlamentar, que também rendeu homenagens ao ilustre escritor alagoano Lêdo Ivo, que dá nome à comenda ora outorgada.

Exercendo a profissão há 54 anos, o médico e escritor Milton Hênio de Gouveia, aos 80 anos de idade, disse que se sentiu muito feliz com a homenagem prestada pelo Parlamento alagoano e que guardará esse dia para sempre em seu coração. “Eu fico felicíssimo em receber essa homenagem, aprovada por unanimidade pelos deputados desta Casa. E feliz de ver que muitos dos deputados que eu cuidei. O autor do projeto, Bruno Toledo, cuidei quando pequeno”, contou Milton Hênio, ressaltando o laço de afeto que une o pediatra e a criança.

Milton Hênio contou seu prazer ao escrever e disse possuir 10 livros publicados sobre medicina e literatura. Ele também assina uma coluna semanal, aos domingos, no jornal Gazeta de Alagoas onde geralmente escreve crônicas, além de participar, semanalmente, de um programa de TV, onde durante quatro minutos passa dicas e aconselhamentos médicos às mães alagoanas. “Gosto muito de escrever sobre o passado, sobre o presente, sobre o futuro e sobre as perspectivas do nosso Brasil... distribuo com os amigos, nunca vendi um exemplar em livraria nenhuma”, contou. “Exerço a medicina há 54 anos, diariamente. Fico muito feliz de ter colaborado com mais de 250 mil meninos que já examinei, e agradecendo a Deus todo dia por ser um homem feliz”, completou.

Os deputados Leo Loureiro (PPL), Francisco Tenório (PMN), Ronaldo Medeiros (PMDB), Ricardo Nezinho (PMDB), Tarcizo Freire (PP), Francisco Holanda (PP) e a deputada Jó Pereira (PMDB) prestigiaram a sessão solene, que também contou com a participação dos ex-deputados Judson Cabral e Lucila Toledo; do conselheiro do Tribunal de Contas, Fernando Toledo; do diretor do Detran/AL, Cacá Gouveia; do secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira; do vice-presidente da AAL, Alberto Rostand Laverli; do representante da Academia Brasileira de Pediatria, João Régis, entre outras autoridades do meio político, jurídico e da medicina.