Dudu Hollanda destaca manifestações em defesa da vaquejada

por Comunicação/ALE publicado 26/10/2016 18h00, última modificação 26/10/2016 18h54

Em pronunciamento durante a sessão plenária desta quarta-feira, 26, o deputado Dudu Holanda (PSD) destacou a manifestação ocorrida ontem, em Brasília, que defendeu a regulamentação da vaquejada no Brasil. “A vaquejada moderna dá um bom tratamento aos animais. Foi um dos maiores movimentos já visto na capital do país. Mais de 700 caminhões e mais de cinco mil pessoas de todos os estados da federação defendendo essa cultura centenária e nordestina”, declarou o parlamentar

Em aparte o deputado Sérgio Toledo (PSC) prestou solidariedade ao movimento e disse que o Congresso Nacional irá encontrar uma saída, aprovando uma legislação para acabar de uma vez com qualquer tipo de argumentação jurídica contrária a vaquejada. “Muitas pessoas falam de maus tratos dos animais e não conhecem a vaquejada”, disse Toledo.

O deputado Gilvan Barros Filho (PSDB) defendeu que a matéria deveria ser melhor debatida no STF e no Congresso Nacional. “A movimentação ontem em Brasília foi uma forma legítima de se mostrar como se faz uma verdadeira manifestação, pacífica e com diálogo, mostrando verdadeiramente o que é a cultura da vaquejada. É preciso que se tenha uma lei que regulamente e, a partir daí, uma fiscalização. Quem tiver comentendo maus tratos aos animais que seja punido”, disse.

Dudu Hollanda também rebateu as declarações da atriz Alexia Deschamps que participou na tarde de ontem de uma audiência publica na Câmara dos Deputados. O comentário da atriz ganhou destaque após o deputado federal Pedro Vilela (PSDB/AL) revelar o tom da discussão que teve com ela. Segundo Vilela, a atriz teria dito, durante os debates, a seguinte frase: "calem a boca que eu já pago o Bolsa Família para o Nordeste". “Infelizmente, ainda hoje existe preconceito com o povo nordestino”, lamentou Hollanda.

O parlamentar solicitou ainda que a Presidência da Casa desse andamento ao projeto de sua autoria que declara vaquejada como patrimônio cultural imaterial do Estado de Alagoas."Não podemos deixar acabar com esse esporte genuinamente nordestino que há mais de 100 anos é praticado no nordeste. Tenho muito orgulho de ser vaqueiro”, afirmou. Ao final da sessão, Dudu Hollanda solicitou à presidência da Casa que fosse enviado um manifesto de apoio a Associação Brasileira de Vaquejada (Avaq), sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que tramita na Câmara Federal, pedindo a regulamentação da vaquejada. "Para que o Supremo Tribunal Federal (STF) repare a decisão que proíbe a prática da vaquejada. É uma forma de demonstrar o apoio da Assembleia Legislativa de Alagoas em defesa do Esporte", disse o deputado.