Dudu Hollanda destaca participação de deputados alagoanos na 19ª Conferência da Unale

por Comunicação/ALE publicado 16/06/2015 17h25, última modificação 17/06/2015 15h33

O deputado Dudu Hollanda (PSD) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 16, para registrar a participação dele e dos deputados Jairzinho Lira (PRTB), Bruno Toledo (PSDB), Davi Davino (PSB) e Gilvan Barros Filho (PSDB) na 19ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), ocorrida na cidade de Vitória (ES), nos dias 10, 11 e 12 de junho.

“O congresso teve como tema “Mudanças globais e os novos rumos” e foi importante para que pudéssemos ouvir palestras interessantes que contribuíram com os nossos conhecimentos, a exemplo das palestras com os ministros de Minas e Energia, Eduardo Braga e das Cidades, Gilberto Kassab; do ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto; do ministro do STF, Marco Aurélio, entre outros”, declarou Dudu.

Em aparte, o deputado Bruno Toledo destacou os debates sobre a reforma política e o pacto federativo. “Tema amplamente discutido que mostrou o verdadeiro sentimento do Congresso Nacional sobre a matéria e deste contrassenso que é feito atualmente com os municípios. Eles são os entes federativos que mais absorvem atribuições e são os que fica com a menor parte do bolo orçamentário. Este novo pacto federativo vem para resolver esta injustiça”, afirmou o deputado, que também solicitou que a Assembleia Legislativa de Alagoas se filie a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

Ideologia de gênero
Outro tema repercutido pelo deputado Dudu Hollanda foi a questão da ideologia de gênero. O parlamentar é contrário a inserção da metodologia de ensino nas escolas públicas e privadas do Estado. Ele apelou aos vereadores alagoanos, que têm até o próximo dia 26 para deliberarem sobre o assunto, para que votem contra a inclusão da suposta disciplina na grade curricular das unidades de ensino municipais. Hollanda informou que no dia de ontem a Câmara Municipal de Penedo votou contra a matéria.

“Entendo, mas não concordo; respeito, mas não admito e não acompanho se essa matéria vier a ser apreciada pela Assembleia Legislativa”, declarou o parlamentar. Hollanda disse que já manteve contato com o presidente da União dos Vereadores do Estado de Alagoas (Uveal), Hugo Wanderley, para pedir o apoio da entidade contra a inserção da ideologia de gênero na educação infantil nos municípios alagoanos.

Em aparte, os deputados Galba Novaes (PRB), Carimbão Júnior (PROS), Jairzinho Lira (PRTB) e Francisco Tenório (PMN) também se posicionaram contra a adoção da disciplina nas escolas. Tenório, que preside a Comissão de Educação da Casa, fez um apelo ao secretário de Educação, Luciano Barbosa, para que encaminhe, o mais breve possível, o projeto contendo o Plano Estadual de Educação (PEE). “Para que essa Casa possa começar as discussões sobre esse assunto. O secretário, até agora não nos encaminhou o PEE. Faço um apelo ao secretário Luciano Barbosa que conclua os seus estudos sobre o plano e aqui possamos analisar o seu conteúdo de um modo geral, não apenas no tocante a questão da ideologia de gênero”, apelou Francisco Tenório.