Eleição da Mesa nesta quarta: presidente em escolha isolada e demais cargos em chapa conjunta

por Comunicação/ALE publicado 30/01/2017 09h30, última modificação 31/01/2017 11h00

Está publicada na edição do Diário Oficial desta segunda-feira, 30, o Edital de Convocação para a sessão preparatória que irá realizar a eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Segundo o edital, a eleição ocorrerá no dia 1º de fevereiro, quarta-feira, às 15 horas.

Os cargos a serem preenchidos são os de presidente, em eleição isolada, e os de 1º, 2º e 3º vice-presidentes, 1º, 2º, 3º e 4º secretários e 1º e 2º suplentes, por chapa conjunta. O registro dos candidatos para presidente e dos demais cargos será feito mediante requerimento formalizado junto ao Protocolo Geral da Assembleia Legislativa, até às 13 horas do dia da eleição.

Para ser eleito, o Regimento Interno da Casa determina que o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação, caso isso não ocorra, após um intervalo de trinta minutos, realiza-se um segundo escrutínio em que concorrerão apenas os dois candidatos mais votados. Em caso de empate, será considerado eleito o candidato mais idoso.

A eleição para todos os cargos da Mesa Diretora será realizada por escrutínio secreto, impedida a tramitação de qualquer outra matéria na sessão.