Em discurso de posse, Dantas cobra união de forças para resgatar credibilidade do Parlamento

por Comunicação/ALE publicado 01/02/2015 15h05, última modificação 17/04/2015 11h54

Em discurso de posse, o novo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Dantas (PMDB), agradeceu aos colegas pela expressiva votação e disse encarar a nova missão como um desafio a ser superado com a união de todos os parlamentares. Transparência, harmonia entre os Poderes, trabalho e o resgate da moralidade da Casa deram o tom do discurso de Dantas. Ele destacou o papel do Parlamento alagoano no engrandecimento e fortalecimento do Estado, ressaltando que só com a união de esforços é possível se combater algumas mazelas que afligem a sociedade, citando como exemplo questões relativas à exclusão social. O novo chefe do Legislativo também apresentou seu plano de gestão para o próximo biênio (2015/2017).

“A exclusão social e a disparidade exigem uma ação integrada entre os Poderes do Estado em prol da retomada do desenvolvimento. É diante dessa realidade que se deve reafirmar o compromisso de todos nós”, declarou Luiz Dantas.

Ele ressaltou a importância de se intensificar o debate parlamentar no exame das mensagens e projetos de interesse da sociedade alagoana. “Devemos e podemos construir uma nova agenda, de modo a repercutir com atitudes uma imagem positiva de Alagoas perante os demais estados brasileiros”, disse. “É imperativo mudar para resgatar a moralidade da Casa, que deve ser de todos os alagoanos”, observou Luiz Dantas, contando para isso com a colaboração de seus pares.

Para tanto, afirma o presidente da Assembleia, é preciso que se construa um novo modelo de gestão pautado na transparência e na modernização do Poder. “Observando baixos custos e primando pela eficiência e valorização dos servidores da Casa”, observou.

Entre as medidas a serem adotadas pela nova gestão, estão: a garantia dos atos administrativos da Mesa Diretora, com aplicação transparente e austera do duodécimo da Casa e a realização de uma auditoria na folha de pagamento, “extirpando possíveis irregularidades”, assegurou Dantas, anunciando ainda as garantias de direitos como pagamento em dia, segurança jurídica e dialogo permanente com as entidades representativas dos servidores do Poder. O presidente também declarou que irá priorizar o aperfeiçoamento do portal de informações, garantindo acesso à movimentação financeira, conforme determina a lei. “Os novos tempos cobram a informatização do processo legislativo e a digitalização dos documentos da Casa. O restabelecimento da normalidade e o alcance de metas exigem a dedicação de todos nós”, avalia Dantas, lembrando que é papel do Parlamento zelar pelos princípios constitucionais sem descuidar da independência e harmonia entre os Poderes.