Em discurso, Renan apresenta planos e metas para o 4º ano de gestão

por Comunicação/ALE publicado 15/02/2018 19h30, última modificação 15/02/2018 21h29

Em discurso durante a sessão solene de reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, o governador Renan Filho reforçou a parceria com o Parlamento e apresentou os planos e metas para este último ano de gestão. Ele destacou os avanços alcançados por sua gestão nos últimos três anos, apesar da crise financeira que assola o País, e se mostrou bastante otimista com a realização e conclusão de obras estruturantes para o Estado. “Venho novamente a essa Casa e desta vez, com o ânimo mais revigorado, fortalecido para que enfrentemos um 2018, na nossa querida Alagoas, diferentemente do que outros estados brasileiros vão enfrentar nesta quadra da nossa história”, disse Renan Filho, mencionando em seguida o momento de extrema dificuldade política, econômica e institucional que o Brasil vem atravessando.

Nesse campo, Renan Filho disse que Alagoas vem enfrentando a crise financeira com a segunda maior solidez fiscal entre todos os estados brasileiros. “Alagoas enfrenta a crise diminuindo despesas e ao mesmo tempo elevando receitas. Alagoas enfrenta a crise reduzindo o nosso endividamento, que durante muitos anos nos deixou ajoelhados”, observou o governador, lembrando que o endividamento público chegou a consumir 20% da receita líquida anual do Estado. “Alagoas devia 175% da sua receita corrente líquida. E, três anos e dois meses depois, a dívida estadual foi reduzida para 95% e isso é algo muito representativo, pois nos garante fazer os investimentos que Alagoas está vendo em todas as áreas”, garantiu Renan Filho, citando como exemplos as áreas da Educação, Saúde, Segurança Pública e Infraestrutura.

Educação
O governador atribui a implantação das escolas em tempo integral como um marco de sua gestão. “Alagoas era um dos únicos estados do Nordeste brasileiros que não tinha escola em tempo integral e nem investia em formação profissional por cursos técnicos”, informou. “Nós mudamos isso. Estamos com 50 escolas nesse sistema beneficiando cerca de 12 mil alunos esse ano. Essa transformação promovida pelo vice-governador Luciano Barbosa não para por aí”, informou o governador, acrescentando que para fazer Alagoas crescer na velocidade de outros estados, é necessário investimento em educação. “Por isso, programas como Escola 10, Escola da Hora, Escola Web promovem a meritocracia, estimula o trabalho coletivo, garantem a descentralização de recursos para que a educação avance”, disse sentindo-se otimista com os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) deste ano.

Segurança Pública
De acordo com o chefe do Executivo os investimentos na área da segurança pública estadual continuarão sendo prioridade neste ano de 2018. Renan Filho destacou os avanços promovidos na pasta e disse que a modernização tem sido fundamental no processo de reestruturação da segurança pública. “Nesses três anos e dois meses de governo já implantamos uma série de medidas no âmbito da segurança público. Convocamos a reserva técnica da Polícia Militar e da Polícia Civil, realizamos um novo concurso para o Corpo de Bombeiros e para a PM e, em 2018, teremos um novo concurso para as duas corporações”, informou Renan Filho, citando ainda a implantação do rádio comunicador digital e a criação do laboratório forense para auxiliar no combate ao crime. “Fizemos uma reformulação no Centro de Operações Aéreas, que hoje conta com três helicópteros, estamos terminando o novo IML (Instituto Médico Legal) e implantamos os Cisps (Centro Integrado de Segurança Pública)”, contou o governador.

Saúde
Na área da Sáude, Renan Filho anunciou a entrega do Hospital da Mulher, cuja inauguração está prevista para o próximo mês de junho. “Enfrentamos o desafio de construir novos hospitais e entregamos duas Upas, uma no Benedito Bentes e outra no Trapiche da Barra, e pretendemos entregar mais duas unidades de pronto atendimento no Tabuleiro do Martins e outra no Jacintinho”, prosseguiu o governador, informando ainda que além destes há outros dois hospitais em obras no Estado: o Metropolitano, no Tabuleiro do Martins e o Regional do Norte, em Porto Calvo.

Infraestrutura
Na área da infraestrutura, Renan Filho destacou que, além da construção, reconstrução e a duplicação de rodovias, tem investido nas obras no setor hídrico do Estado, visando a melhoria das condições sociais da população bem como o desenvolvimento econômico e financeiro de Alagoas.

Foi destaque ainda na fala do governador, a continuidade das obras de construção do viaduto da Policia Rodoviária Federal (PRF) e a conclusão dos eixos-viários do Quartel do Exército e do Cepa. “Vamos concluir a duplicação do bairro Benedito Bentes e a via que liga o aeroporto e a Alça da Flamenguinha e universalizar o a cesso por asfalto a todas as cidades de Alagoas”, assegurou Renan Filho.