Em mais uma etapa do projeto "Fale, Educação!", Assembleia recebe estudantes da Escola Estadual Princesa Isabel

por Comunicação/ALE publicado 27/09/2017 16h13, última modificação 27/09/2017 16h13

A Assembleia Legislativa recebeu nesta quarta-feira, 27, a sétima turma do projeto “Fale, Educação!”. Foram cerca de 50 alunos do ensino médio da Escola Estadual Princesa Isabel, localizada no complexo educacional Cepa, no bairro do Farol, que visitaram a Casa e conversaram com os deputado Bruno Toledo (PROS) e Thaíse Guedes (PMDB). Os estudantes conheceram o plenário, gabinete da presidência e dos deputados e os demais setores do Poder Legislativo estadual. Na ocasião foram apresentados vídeos sobre o processo legislativo e sobre a vida do patrono da Assembleia, Tavares Bastos.

O estudante Arthur Terto, que cursa o ensino médio, disse que já conhecia a Casa e já havia acompanhado algumas sessões. Ele também falou da importância de vivenciar o trabalho dos deputados na Assembleia Legislativa. “Acho essa iniciativa louvável porque os jovens devem participar mais ativamente da política e este projeto faz com que os estudantes possam conhecer melhor seus representantes e se posicionarem sobre os problemas enfrentados por nossa sociedade”, destacou. A estudante Marília Santos também destacou a importância de conhecer o parlamento estadual e disse que era a primeira vez que estava entrando na Assembleia Legislativa. “Gostei muito da visita e de ter acompanhado de perto como são elaboradas as leis em nosso Estado e conhecer melhor a política de Alagoas para poder votar mais consciente”, disse.

A professora de matemática Julliany Indiany, que acompanhou os estudantes, falou da importância do projeto para os alunos da Escola Princesa Isabel. “Quero agradecer a Assembleia Legislativa por esta oportunidade de permitir que nossa escola participe deste projeto. É importante este contato dos alunos diretamente com os deputados e saber o que ele fazem, até porque é neste momento que eles percebem a importância do voto. A visita permite também que eles vejam que a política é um espaço democrático e que todos podem participar direta ou indiretamente”, afirmou.

A deputada Thaíse Guedes, que recebeu os alunos em seu gabinete, falou da importância do projeto e de conhecer de perto a realidade vivenciada pelos alunos em suas escolas e deles conhecerem de perto seus representantes. “Fiquei muito feliz em receber estes jovens em meu gabinete. Este projeto é de grande importância porque os estudantes podem conhecer qual o papel do deputado e desta forma escolher melhor seus representantes. É importante sempre essa presença de jovens aqui na Assembleia Legislativa”, disse.

O deputado Bruno Toledo (PROS) destacou que a Casa já está na metade deste primeiro ciclo do projeto Fale Educação e que teve uma excelente surpresa. “A escola Princesa Isabel encontra-se diferente das demais em uma boa condição de infraestrutura. Os alunos parabenizaram os professores e disseram que suas dependências estão adequadas para o bom processo do ensino e de aprendizagem. Isso é bom”, disse.

O projeto “Fale, Educação” visa aumentar a visibilidade da educação para os poderes e instituições públicas e facilitar o exercício da cidadania, por parte da comunidade escolar, como forma de estímulo à busca de caminhos eficientes, pacíficos e humanitários de realização dos interesses e necessidades da comunidade. A parceria da Assembleia Legislativa com o Ministério Público está permitindo que alunos de 14 escolas públicas visitem o Poder Legislativo por 14 semanas.