Em reunião com servidores, deputado Antonio Albuquerque ouve reivindicações da classe

por Comunicação/ALE publicado 07/01/2015 20h00, última modificação 23/04/2015 15h29

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antonio Albuquerque, reuniu nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa, representantes dos servidores ativos, inativos, aposentados e comissionados da Casa. Na pauta, o débito financeiro do Parlamento com os seus funcionários. No início da reunião, Albuquerque pediu que os servidores relatassem qual o real débito que existe entre o Poder Legislativo e os seus funcionários.

 
O presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa, Eduardo Fernandes, confirmou que a Casa deve o salário de dezembro a todos os servidores, metade do 13º salário aos aposentados e pensionistas e o 13º integral dos comissionados. “Além disso, temos outra grande preocupação, que é o repasse do nosso plano de saúde, referente ao mês de dezembro. Temos titulares e dependentes que não podem ficar sem plano de saúde, inclusive crianças e idosos”, afirmou.
 
Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa, Luciano Vieira, lembrou da promessa feita pelo ex-presidente, hoje conselheiro do Tribunal de Contas, Fernando Toledo, de que, até o dia 10 de janeiro, resolveria as pendências financeiras da Casa. “A vida dos servidores é o salário. Temos um acordo com a Mesa Diretora sobre salários atrasados e nossa data base”, disse Luciano.
 
Antonio Albuquerque traçou um histórico de sua administração nas vezes que comandou a Casa e reconheceu ter assumido o cargo numa situação bastante difícil. “Quero adiantar que só vou pagar o mês de dezembro se tiver condições de pagar a todos os funcionários, sejam eles efetivos, comissionados, aposentados, pensionistas e deputados”, adiantou.
 
Albuquerque disse ainda que deverá se reunir com o governador Renan Fiho nos próximos dias para discutir questões da Assembleia. “Sei que o Poder Executivo não pode repassar recursos a outro Poder ou a outro órgão que tem autonomia financeira sem ter uma dotação orçamentária prevista. Mesmo sabendo que o momento é difícil, peço calma aos servidores e tenham a certeza de que irei defender a todos com responsabilidade.”, disse.
 
Ao final, o presidente garantiu que após a reunião irá convidar os representantes dos funcionários para uma nova reunião. “Sei que o momento é difícil, mas peço calma. Enquanto não temos uma posição definida sobre o problema é importante que o Legislativo esteja aberto, com todas as suas atividades funcionando normalmente”, afirmou.
 
Participaram também da reunião a presidente dos servidores aposentados, Dione Camerino e seu vice Djalma Pereira, a vice-presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa, Zilneide Lages e servidores comissionados da Casa.