Em sessão especial, Paulo Dantas aponta cooperativismo como caminho para gerar renda e reduzir as desigualdades

por Comunicação/ALE publicado 04/10/2021 18h39, última modificação 04/10/2021 18h39

A Assembleia Legislativa de Alagoas realizou nesta segunda-feira, 4, uma sessão especial em comemoração aos 10 anos da Unicafes (União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária). Proposta pelo deputado Paulo Dantas (MDB), o encontro também discutiu a importância do cooperativismo no Estado. “Um setor crucial para a economia de Alagoas, que gera emprego, distribui renda e mantém o homem no campo”, destacou Paulo Dantas, ressaltando que a Unicafes possui 34 cooperativas vinculadas a entidade, nos diversos segmentos como o de crédito, o de laticínios, o de comercialização e o de agricultura, atendendo cerca de 10 mil associados. 

Paulo Dantas observou ainda que o Estado avançou em termos de infraestrutura, e agora é o momento de buscar soluções para as questões sociais. “Tem muita gente passando fome, desempregada. Com certeza, um dos caminhos para mudar essa realidade é o cooperativismo”, avalia o parlamentar, acrescentando que a Unicafes atende principalmente os pequenos agricultores, com atenção especial à agricultura familiar, sendo esta última “a cara” da distribuição de renda, da democratização de oportunidades e um segmento de grande relevância para o desenvolvimento de Alagoas. “Por meio do cooperativismo, esse segmento se fortalece ainda mais; porque ele se organiza, se prepara para enfrentar o mercado de trabalho e produzir com eficiência”, justificou, lembrando que só através da união de todos é que se pode fortalecer o cooperativismo no Estado. 

O presidente da Unicafes, Antonino Cardoso, agradeceu as homenagens feita pelo Parlamento alagoano e o compromisso que o presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, e o deputado Paulo Dantas têm demonstrado para com o cooperativismo. “Somos um setor que representa um segmento organizado,o da agricultura familiar”, disse Cardoso, acrescentando que cooperativismo simboliza a união, com o fortalecimento da produção e a inclusão social. 

Os deputados Dudu Ronalsa (PSDB) e Bruno Toledo (PROS), e a deputada Ângela Garrote (PP), também participaram da sessão especial. Na condição de presidente da Comissão de Agricultura do Legislativo, Ângela Garrote disse que a Casa estará sempre à disposição do setor. “Quero parabenizar a Unicafes, que está completando 10 anos, e dizer ao seu presidente, Antonino Cardoso, que continue firme e forte, porque a luta de vocês jamais será esquecida pelos alagoanos”, disse a parlamentar.

A sessão contou ainda com a presença do superintendente federal da Agricultura em Alagoas, Jader Oliveira; do presidente da Emater, João Paulo Calheiros; do prefeito de Major Izidoro, Theobaldo Cintra, representando a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA); do representante do Sebrae/AL, João Ricardo Cavalcante; do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag), Robério Oliveira; do presidente da Cooperativa Pindorama, Clécio Santos, e do superintendente da Conab em Alagoas, Lourival Barbosa de Magalhães.