Empresário Emerson Tenório é agraciado com a Comenda Tavares Bastos

por Comunicação/ALE publicado 02/03/2018 13h56, última modificação 02/03/2018 13h56

Em sessão solene realizada nesta sexta-feira, 2, a Assembleia Legislativa agraciou o empresário Emerson de Mello Tenório com a Comenda Tavares Bastos, a maior honraria conferida pelo Parlamento alagoano. A comenda, que leva o nome do patrono da Casa, é entregue a personalidades com serviços prestados ao desenvolvimento de Alagoas em qualquer ramo de atividade. A solenidade aconteceu no plenário do Legislativo e foi prestigiada por autoridades públicas do cenário político e empresarial, familiares e amigos. O projeto de resolução foi de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (MDB) e recebeu a aprovação unânime dos demais parlamentares.

Ao justificar a homenagem, Ronaldo Medeiros destacou a importância do empresário no cenário socioeconômico brasileiro e internacional. “Emerson Tenório é um exemplo para Alagoas, para o Brasil e para o mundo”, ressalta o propositor da Comenda. “Temos o costume, aqui no Brasil, de buscar fora exemplos na área empresarial, principalmente nos Estados Unidos. Emerson Tenório é um grande exemplo de empresário que comanda uma indústria nascida aqui em Alagoas e hoje está no mundo todo”, destacou Medeiros, acrescentando que o empresário fomenta a geração de emprego e renda e proporciona melhorias em áreas estratégicas do Estado, como saúde e educação. “Com seus impostos gera mais qualidade de vida e, indiretamente, o Estado consegue alcançar seus objetivos”, completou Ronaldo Medeiros.

O empresário Emerson Tenório disse que recebe a homenagem com muita alegria. “Só o olhar de amigo do deputado Ronaldo Medeiros é que reconheceu em mim qualidades para fazer jus a essa comenda. E fico mais feliz ainda porque essa homenagem foi aprovada pela unanimidade dos deputados”, disse agradecido, o homenageado. Ele contou que começou a trabalhar muito jovem, aos 22 anos, e desde então nunca mais parou. “E nunca parei de estar implantando novos projetos. Aos 72 anos de idade ainda estou plantando coqueiros. Isso é uma insanidade”, brinca Tenório.

O empresário contou ainda que em 1983, quando sua família adquiriu o grupo Sococo, foi designado para assumir a presidência da indústria alimentícia. “E de lá para cá me dediquei de corpo e alma à empresa, trabalhando dia e noite com muito foco. Realizei algum trabalho graças ao empenho e, sobretudo, à equipe que montei”, avalia Emerson Tenório.

A sessão solene contou a presença dos deputados Inácio Loiola (PSB), Isnaldo Bulhões (PMDB), Rodrigo Cunha (PSDB), do deputado federal Pedro Vilela, do ex-governador Teotonio Vilela Filho, do ex-deputado Maurício Tavares, entre outras autoridades públicas, a exemplo do secretário de Comunicação do Estado, Ênio Lins.

Quem é Emerson Tenório

Graduado em Agronomia pela Escola Nacional de Agronomia da Universidade Rural do Brasil, o empresário Emerson Tenório se tornou diretor presidente da empresa alimentícia Sococo em 1983, iniciando um novo plano de estratégias.

Como resultado, a companhia se tornou uma das maiores indústrias do gênero alimentício no mundo, exportando os produtos para praticamente todo o continente americano, como também países da Europa. Além da preocupação constante com a qualidade de seus produtos, Emerson Tenório criou uma empresa sustentável em todos os seus processos.