Estudantes da Escola Estadual Maria Ivone participam de mais um etapa do projeto “Fale, Educação!”

por Comunicação/ALE publicado 20/09/2017 18h40, última modificação 20/09/2017 18h40

A Assembleia Legislativa recebeu nesta quarta-feira, 20, mais uma turma do projeto “Fale, Educação!”. Foram cerca de 50 alunos do ensino médio da Escola Estadual Maria Ivone, localizada no Eustáquio Gomes, em Maceió, que visitaram a Casa e conversaram com o deputado Bruno Toledo (PROS) e o presidente do Seveal e suplente de deputado, Judson Cabral. Os estudantes conheceram o plenário, as comissões técnicas, assistiram vídeos sobre o processo legislativo e a vida do patrono da Assembleia, Tavares Bastos, e foram conhecer o gabinete do deputado Bruno Toledo. Por fim, eles assistiram da galeria da Casa, uma sessão ordinária.

Os alunos, em conversa com o deputado Bruno Toledo, falaram das boas iniciativas implantadas na sua escola, reclamaram da falta de infraestrutura e da insegurança. A estudante Raquel Costa apontou os problemas encontrados na sua escola. “Temos salas de aulas com janelas quebradas, a porta do banheiro dos meninos está quebrada e não temos ventiladores. Tem professores que tiram dinheiro de seu próprio bolso para comprar materiais para a gente ter algumas aulas, já que nossa escola é de tempo integral”, destacou, informando ainda que já houve assaltos na porta da escola.

A professora Maricélia Amélia, que acompanhou os estudantes, agradeceu aos deputados pela visita e confirmou as informações relativas à infraestrutura da escola. “Tudo nós fazemos com amor, mas infelizmente nós passamos por estes problemas citados pelos estudantes. Neste sentido, sempre trabalho com os nossos alunos a importância da conscientização e deles participarem de todos os problemas, inclusive junto ao conselho escolar. Mas não desanimo, nosso corpo docente vem buscando melhorias para a escola, como por exemplo, a construção da quadra de esporte”, disse.

O deputado Bruno Toledo explicou o funcionamento do plenário, a função de um deputado e a tramitação de um projeto de lei. Toledo também disse que, posteriormente, o Parlamento irá retribuir as visitas e os deputados irão conhecer de perto cada escola que participar do Projeto Fale, Educação!.

O projeto “Fale, Educação” visa aumentar a visibilidade da educação para os poderes e instituições públicas e facilitar o exercício da cidadania, por parte da comunidade escolar, como forma de estímulo à busca de caminhos eficientes, pacíficos e humanitários de realização dos interesses e necessidades da comunidade. A parceria da Assembleia Legislativa com o Ministério Público está permitindo que alunos de 14 escolas públicas visitem o Poder Legislativo por 14 semanas.