Estudantes da Escola Julieta Ramos Pereira fecham 1º ciclo de visitas do projeto "Fale, Educação!"

por Comunicação/ALE publicado 29/11/2017 18h04, última modificação 29/11/2017 18h04

A Assembleia Legislativa recebeu nesta quarta-feira, 29, a última turma do projeto “Fale, Educação!” deste ano. Foram cerca de 20 alunos do ensino médio da Escola Estadual professora Julieta Ramos Pereira, localizada na cidade de Paripueira, que visitaram a Casa e conversaram com o presidente Luiz Dantas (PMDB) e com os deputados Bruno Toledo (PROS), Ricardo Nezinho (PMDB) e Gilvan Barros Filho (PSDB). Os estudantes ainda conheceram o plenário, as comissões técnicas e assistiram vídeos sobre o processo legislativo e a vida do patrono da Assembleia, Tavares Bastos. Por fim, os alunos assistiram uma sessão ordinária.

O presidente Luiz Dantas falou da importância de trazer a juventude para dentro do Parlamento. “O projeto apresenta aos alunos o mecanismo de funcionamento da Assembleia Legislativa. Quero agradecer aos deputados e à promotora Cecília Carnaúba. Estamos dispostos a dar continuidade, no próximo ano, ao projeto”, destacou.

A promotora de Justiça, Cecília Carnaúba, explicou que o projeto “Fale, Educação!” visa aumentar a visibilidade da Educação para os poderes e instituições públicas. “O projeto tem quatro fases simultâneas: integração cidadania, integração valores, integração alimentar e integração ambiental. A vinda dos estudantes aqui teve como propósito dar voz aos alunos para que eles participem efetivamente da vida política do país, e eles só participam conhecendo os instrumentos que a democracia criou para que se exerça a cidadania”, afirmou.

O deputado Bruno Toledo, que foi o interlocutor para a realização da parceria entre o Legislativo e Ministério Público, avaliou como positiva a visita dos alunos das 15 escolas estaduais. “O projeto é um sucesso e fez história nesta Casa. Os estudantes tiveram acesso ao Parlamento e tenho certeza que saíram daqui com um grau de conhecimento e um senso crítico bem maior, além de bem mais formados enquanto cidadãos. O projeto fez com que o parlamento estadual se aproximasse, cada vez mais, da sociedade. A nossa expectativa é que no próximo ano possamos continuar e os deputados possam retribuir a visita às 15 escolas que estiveram aqui”, disse.

O professor Rhomes Cristenes, que acompanhou os estudantes, classificou a visita como um "exercício de cidadania". “A atividade abre a cabeça dos estudantes e rompe com essa questão de descrença com a política”, afirmou. A estudante Rebeca Helena, do terceiro ano do ensino médio, destacou o aprendizado adquirido durante o projeto. “Aprendemos aqui a função de cada deputado e como funciona a tramitação dos projetos de lei. Além de tudo, recebemos dicas de como podemos cobrar nossos direitos”, disse.

O projeto “Fale, Educação!” tem como meta, aumentar a visibilidade da educação para os poderes e instituições públicas e facilitar o exercício da cidadania, por parte da comunidade escolar, como forma de estímulo à busca de caminhos eficientes, pacíficos e humanitários de realização dos interesses e necessidades da comunidade. A parceria da Assembleia Legislativa com o Ministério Público permitiu que alunos de 15 escolas públicas visitassem o Poder Legislativo por 15 semanas.

Além da escola estadual Professora Julieta Ramos Pereira, estiveram na Assembleia Legislativa durante este projeto, as seguintes unidades educacionais: Escola Estadual Onélia Campelo, Escola Estadual José de Silveira Camerino, Escola Estadual Fernandes Lima, Escola Estadual Gilvana Ataíde, Escola Estadual Théo Brandão, Escola Estadual Maria Ivone dos Santos Oliveira, Escola Estadual Princesa Isabel, Escola Estadual Eduardo da Mota Trigueiros, Escola Estadual Professora Ana Coelho Palmeira, Escola Estadual Miran Marroquim, Escola Estadual Guiomar de Almeida Peixoto, Escola Estadual Eunice Lemos campos, Escola Estadual Rosalvo Ribeiro e Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo.