Gilvan Barros Filho alerta para prorrogação do prazo de preenchimento do CAR

por Comunicação/ALE publicado 11/05/2015 13h00, última modificação 12/05/2015 11h58
O deputado Gilvan Barros Filho (PSDB) alertou esta semana que o prazo para preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi prorrogado por mais um ano. A decisão foi tomada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que assinou portaria de prorrogação diante das muitas reivindicações de ruralistas, secretários de Estado e do Ministério Público. O CAR é um registro eletrônico obrigatório para imóveis rurais, determinado pelo novo Código Florestal.
 
De acordo com Gilvan, a finalidade do CAR é integrar as informações ambientais referentes às propriedades e posses rurais.  Para ele é muito importante o cadastramento, pois além de possibilitar o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural, a inscrição concede outros benefícios. “Quem se inscreve no cadastro pode obter crédito agrícola, linhas de financiamento, suspensão de sanções, possibilidade de regularizar Áreas de Preservação Permanente, entre outras questões que viabilizam o uso da terra pelos produtores rurais.”, explicou o deputado.
 
Para esclarecer as dúvidas dos produtores rurais quanto ao preenchimento do cadastro, o Ministério do Meio Ambiente deve deflagrar uma campanha nos próximos dias.
Fonte: Assessoria deputado Gilvan Barros Filho