Gilvan Barros Filho destaca os avanços da agropecuária no País

por Comunicação/ALE publicado 28/04/2015 16h15, última modificação 05/05/2015 16h15

Os avanços na agropecuária brasileira, da década de 1960 aos dias atuais, foram abordados pelo deputado Gilvan Barros Filho (PSDB) durante a sessão plenária desta terça-feira, 28. Para ilustrar seu pronunciamento, o parlamentar destacou a reportagem veiculada no programa Globo Rural exibido no último domingo, 26, e apresentou dados do setor, que apontam o Brasil como um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

“Atualmente o agronegócio representa 23% da economia brasileira. Um dos nossos principais produtos de exportação, a soja, tinha na década de 60 uma área cultivável de 150 milhões de hectares, hoje essa área é de 230 milhões de hectares, um crescimento considerável”, disse Gilvan Filho.

O parlamentar observou ainda que a mecanização do agronegócio contribuiu com essa ascensão. “Nosso país passou de 61 mil tratores para 1 milhão de máquinas. O ‘Brasil Rural’ passou a ser uma grande potência. Fechamos 2014 com um saldo de US$ 96,7 bilhões em exportações”, observou Gilvan Filho, destacando a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 1973, como um dos principais fatores para o crescimento do setor.

O deputado também solicitou ao governo uma atenção especial aos agricultores e agropecuaristas que enfrentam problemas relacionados a dívidas com instituições financeiras e com o CAR – Cadastro Ambiental Rural.

Em aparte, o deputado Inácio Loiola (PSB) se associou ao pronunciamento do colega de Parlamento e disse que o país deve muito ao agronegócio.