Gilvan questiona atuação da Eletrobras Alagoas e condena corte de energia indevido

por Comunicação/ALE publicado 22/08/2017 18h20, última modificação 22/08/2017 18h18

O deputado Gilvan Barros Filho (PSDB) usou a tribuna da Assembeia Legislativa nesta terça-feira, 22, para denunciar a precariedade dos serviços prestados pela Eletrobras Alagoas e para informar que a empresa cortou, na última sexta-feira, de forma indevida, o fornecimento de energia de um estabelecimento comercial da capital alagoana. O deputado disse que o comerciante foi penalizado com o corte de energia mesmo tendo suas contas pagas. “É preciso que a Eletrobras Alagoas tenha mais cuidado com isso para não cometer este tipo de falha”, destacou o deputado.

Gilvan cobrou maior cuidado da Eletrobras quando toma a decisão de cortar energia de um consumidor. “Imagine este comerciante que passou sexta-feira e sábado sem ter como abrir as portas de seu estabelecimento por conta de uma irresponsabilidade de um corte indevido. Isto trouxe prejuízo e constrangimento ao empresário que gera mais de 20 empregos diretos aqui em Maceió”, repudiou.

Por fim, o deputado alertou que as empresas, antes de se instalar em Alagoas, perguntam como está a qualidade do fornecimento de energia. “Venho lutando para levar empresa para Girau do Poncino e para o agreste alagoano, e as primeiras perguntas que eles fazem é como está o fornecimento de energia no município e aqui em Maceió. O desenvolvimento de um Estado passa também pela energia elétrica. Precisamos de um fornecimento bom para atrair novas empresas”, concluiu.

Em aparte, o deputado Inácio Loiola (PSB) disse que o setor elétrico no Brasil está falido e que o último investimento significativo neste setor foi a hidrelétrica de Xingó, ocorrido em 1994. “A nossa Eletrobras está numa situação muito crítica e não tem como dar assistência digna a nenhum cliente. Assembleia Legislativa precisa tomar providências sérias em relação a este mau serviço oferecido pela empresa”, disse.

Também em aparte, o deputado Bruno Toledo (PROS) disse que, em conversa com agropecuaristas alagoanos, soube que localidades da zona rural chegam a ficar seis dias sem o fornecimento elétrico. “Alguns que tem sua atividade leiteira acabam sofrendo com a perca de produtos. Infelizmente, a Eletrobras pratica uma política equivocada’, afirmou. O deputado Francisco Tenório (PMN) destacou que há notícias de que o Governo Federal deseja privatizar a Eletrobras. “O processo de federalização da Eletrobras não foi ainda concretizado em Alagoas. O recurso que entrou foi como antecipação de empréstimo. É preciso ficarmos atento para que Alagoas não saia prejudicada nesta privatização”, disse.