Governador destaca papel do Legislativo na superação da crise vivenciada pelo Estado

por Comunicação/ALE publicado 15/02/2017 19h18, última modificação 15/02/2017 19h18

Em discurso durante a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, o governador Renan Filho destacou o empenho e a atuação do Legislativo na construção do seu governo e na superação das adversidades, especialmente no tocante a crise financeira que atinge o Estado e o País. De acordo com o chefe do Executivo, o Governo do Estado não teria conseguido avançar nas mais diversas áreas sem o apoio do Parlamento. “Esteve (o Legislativo) ao lado do Governo em todos os projetos de leis e nas discussões necessárias para que o Estado pudesse avançar”, disse Renan Filho, que veio a Casa de Tavares Bastos para apresentar o Plano de Governo para o exercício de 2017, em obediência ao que estabelece o inciso VIII do artigo 107 da Constituição Estadual.

Segundo o chefe do Executivo, ao longo dos últimos dois anos o Governo conseguiu modernizar o Estado nas áreas tributária e administrativa, bem como nas políticas públicas. “Isso não seria possível sem o apoio sistemático da Assembleia que, ao perceber a dificuldade que se apresentaria ao Governo, se antecipou muitas vezes; e outras tantas esteve sempre solicita para que fizéssemos as alterações legislativas capazes de manter Alagoas de pé”, ressaltou Renan Filho, observando que, apesar dos avanços, há muito ainda para ser feito e que o funcionamento harmônico entre os poderes é de grande importância para as futuras realizações que seu governo pretende implementar no Estado.

Renan Filho elogiou a atuação da atual gestão do Legislativo alagoano, comandada pelo deputado Luiz Dantas, que na opinião do governador vive um momento muito próspero. “É esse plenário que representa o povo alagoano e tem que ser sempre respeitado. O povo de Alagoas está representado aqui em todas as suas vertentes”, disse.

Ao longo do pronunciamento, Renan Filho disse que as prioridades em Alagoas permanecem as mesmas: Saúde, Segurança e Educação. “Em 2017 gostaria de colocar uma quarta prioridade importantíssima com a qual essa Casa precisa se debruçar, a criação de mecanismos para estabelecer uma melhor convivência do alagoano com o período de seca”, contou o governador, destacando que 77 municípios alagoanos estão com decreto de emergência pública.

O chefe do Executivo fez um balanço dos últimos dois anos de governo e falou dos investimentos futuros, com destaque para a perfuração de cerca de 400 poços artesianos e a construção e recuperação de adutoras. Na área da saúde estão previstas a construção do Hospital Metropolitano da Mulher e do Hospital Regional de Porto Calvo; na área da segurança, a construção de dois complexos policiais, orçados em cerca de R$ 10 milhões, além da aquisição de novas viaturas para reforçar o patrulhamento ostensivo da capital e do interior; e na área da educação, a construção de novas escolas em tempo integral.