Inácio Loiola alerta para abandono de descoberta arqueológica em Porto Calvo

por Comunicação/ALE publicado 19/06/2018 18h02, última modificação 19/06/2018 18h02

Em pronunciamento durante a sessão plenária desta terça-feira, 19, o deputado Inácio Loiola (PDT) denunciou o abandono de um forte descoberto pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), na histórica cidade de Porto Calvo. “Em 2015 o Iphan descobriu um forte que está passando por um processo para que seja reconhecido como patrimônio da humanidade”, informou Loiola, acrescentando ter sido procurado por moradores da cidade, dando conta de que, após todo o trabalho de recuperação do forte, o Iphan o entregou à prefeitura de Porto Calvo. “E, lamentavelmente, a descoberta arqueológica encontra-se totalmente abandonada”, denuncia o parlamentar.

Durante o pronunciamento, Inácio Loiola destacaou a importância do município para a história do Brasil e do Nordeste, tendo em vista que a cidade de Porto Calvo, foi berço de Domingos Ferreira Calabar, figura de grande destaque durante o embate entre portugueses e holandeses, ocorrido em meados do século XVII. De acordo com Loiola, o abandono da histórica construção, irá prejudicar o processo de reconhecimento como patrimônio da humanidade. “Apelo à Prefeitura Municipal de Porto Calvo no sentido de que venha cuidar desse forte, pois o mesmo tem um significado muito importante para a história da cidade, de Alagoas, do Nordeste e do Brasil”, observou Loiola.