Inácio Loiola destaca conquista de mulheres alagoanas por igualdade e mais espaço na sociedade

por Comunicação/ALE publicado 08/03/2018 16h45, última modificação 08/03/2018 16h45

Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o deputado Inácio Loiola (PSB), usou a tribuna da Casa para parabenizar todas as mulheres alagoanas. “Da humilde mulher residente lá no interior, que luta dia a dia pela sobrevivência e conquista de espaço no seio familiar, à mulher ativa que busca aliar o lado materno, o zelo, à capacidade de empreender e de assertividade nos diálogos acerca das necessidades da sociedade, bem como toda maestria e liderança a frente do atual mundo dos negócios”, disse.

Em seu pronunciamento, o deputado afirmou que o mais precioso de toda conquista é o reconhecimento à luta e aos direitos da mulher. “Aqui no Estado de Alagoas, devemos destacar e reconhecer e bravura, os esforços e a determinação de mulheres guerreiras na construção de uma sociedade mais igualitária e participativa, onde todas possam mostrar seu talento e sua capacidade”, afirmou.

Inácio Loiola destacou exemplos de mulheres que lutaram e conseguiram romper diversas barreiras: Dandara e Acotirene, líderes do movimento negro no Quilombo dos Palmares; Ana Lins, revolucionária de São Miguel dos Campos, sendo fundamental na evolução de 1817 e na Confederação do Equador; Rosa da Fonseca, matriarca da família Fonseca criando seus filhos dentro do espírito do civismo; Linda Mascarenhas, maior dama do teatro alagoano e que fundou a Federação Alagoana para o Progresso Feminino; Lily Lages, médica e eleita a primeira mulher deputada estadual em Alagoas.

O deputado concluiu seu pronunciamento prestando algumas homenagens especiais. “Quero neste dia homenagear a minha mãe Cacilda (in memorian); à minha esposa Cathia; a minha filha Moêma, a minha neta Geórgia; as deputadas Jó e Thaise, além de servidoras da Assembleia Legislativa, a taquigrafa Aparecida e a chefe do cerimonial, Tereza”, concluiu.