Inácio Loiola é agraciado com a Comenda Guardião das Águas

por Comunicação/ALE publicado 28/03/2018 19h30, última modificação 29/03/2018 18h36

O deputado Inácio Loiola (PDT) foi homenageado nesta quarta-feira, 28, com a Comenda Guardião das Águas concedida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em solenidade realizada no Palácio República dos Palmares.

Inácio disse que a Comenda Guardião das Águas é um incentivo instituído pelo Governo do Estado à preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, direcionado ao cidadão que desenvolve papel de responsabilidade socioambiental focado no cuidado e no zelo da manuntenção das nascentes de água tão essenciais à sobrevivência do homem e dos animais.

Conhecido pela defesa intransigente a favor do rio São Francisco, o deputado chamou a atenção para a necessidade urgente da revitalização do Velho Chico. “Primeiro passo foi dado pelo governador Renan Filho ao percorrer o rio, da cidade de Piranhas até Piaçabuçu, onde se comprometeu encampar a bandeira de fortalecimento do rio que tem papel fundamental na vida dos ribeirinhos e da economia regional com o fornecimento de energia elétrica e a viabilidade da agricultura irrigada”.

A Comenda Guardião das Águas, disse ainda o parlamentar, é mais um estímulo e um convite à sociedade para colaborar e perseverar na caminhada de luta pela preservação do meio ambiente.

O secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, declarou que a história de Inácio Loiola, sempre em defesa das questões hídricas no Estado de Alagoas e de sua fala apaixonada pelo rio São Francisco, justificam o merecimento de ser agraciado com a Comenda Guardião das Águas.

Receberam a Comenda Guardião das Águas: Alberto Fonseca, promotor de Justiça do Ministério Público Estadual; Fernando José Mendes Pinto, presidente do Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA); Inácio Loiola Damasceno Freitas, deputado estadual; Iran Campello Normande, biólogo; Josefa Adriana Cavalcante Ferro de Souza, professora; José Gino de Oliveira, engenheiro civil e gerente de operações da Semarh; Maria do Carmo Vieira, educadora ambiental; Maria Alves de Magalhães, ambientalista; e Ronaldo Pereira Lopes, vice-prefeito do município de Penedo.

Criação
A Comenda Guardião das Águas foi criada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador Renan Filho em 2015.