Janela partidária modifica composição nas bancadas do Parlamento

por Comunicação/ALE publicado 10/04/2018 18h25, última modificação 10/04/2018 18h37

A janela partidária mudou a composição das bancadas da Assembleia Legislativa de Alagoas. Ao menos sete deputados confirmaram a troca de legenda: Davi Davino Filho, que saiu do MDB para o PP; Gilvan Barros Filho, que migrou do PSDB para o PSD; Sérgio Toledo, que deixou o PSC e ingressou no PR; Severino Pessôa antes PSC agora PRB; Inácio Loiola, que foi um dos primeiros a aproveitar a abertura da janela partidária, saiu do PSB para engrossar as fileiras do PDT; Carimbão Jr. rumou do PHS para o Avante; e Marcelo Victor, que trocou o PSD pelo Solidariedade (SD).

A chamada janela partidária, que foi promulgada em fevereiro de 2016, por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 182/2007), permite aos detentores de mandato eletivo, a troca de legenda sem a perda do cargo por infidelidade partidária.

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 10, o deputado Sérgio Toledo foi indicado líder do PR na Casa. O parlamentar disse que encara a mudança e a indicação com muita naturalidade. “Estamos indo para um partido bem estruturado em Alagoas, que tem uma grande bancada federal. Temos hoje candidatos a deputados estaduais, deputados federais e candidato a Senador”, justificou Toledo, observando que o PR é um partido de destaque nacional e no Estado devido a sua composição.

“Estou feliz por me filiar ao PR, inclusive o partido já me indicando para a liderança da Casa”, disse o parlamentar, acrescentando que continua integrando a bancada do Governo na Casa.

A deputada Thaise Guedes não confirmou se mudou ou não de partido.