Jó Pereira busca solução para falta de transporte coletivo para estudantes de nível superior

por Comunicação/ALE publicado 29/07/2016 22h30, última modificação 29/07/2016 23h02

Preocupada com a possibilidade de evasão de estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) nos campus do interior do Estado, devido a falta de transporte, a deputada Jó Pereira (PMDB) articulou uma reunião na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), nesta quinta-feira (28), entre o presidente da entidade, o prefeito Marcelo Beltrão, o vice-reitor José Vieira, a Pró Reitora Estudantil, Ana Alice Dantas e a coordenadora de Política Estudantil, Silvana Márcia Medeiros, no intuito de encontrar uma solução para o problema.

A parlamentar disse que se sentiu sensibilizada com a situação dos estudantes e por isso buscou reunir os principais atores envolvidos na questão, visando equacionar o problema e assim garantir a mobilidade e a permanência dos estudantes nas unidades de ensino superior. “Fui provocada nessa questão da falta de transporte para os estudantes de nível superior e, como a educação é prioridade não só no meu mandato, mas para qualquer cidadão, articulei essa reunião”, declarou Jó Pereira.

Essa não é a primeira vez que a Universidade tenta resolver o problema, tendo em vista que o governo federal também não tem um programa financeiro para subsidiar o transporte universitário.

Muito embora reconheça o papel que a Universidade exerce nas cidades, o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, apresentou as dificuldades constitucionais e financeiras para garantir mais essa obrigação. “A solução passa por um acordo tripartite – municípios, Estado e governo Federal. O transporte universitário é importante, mas não pode ser uma solução municipal isolada”, disse o presidente, observando que os municípios só têm por obrigação garantir o transporte escolar do ensino fundamental.

A Ufal pediu um diagnóstico para que possa atuar junto à CNM – Confederação Nacional dos Municípios e aos parlamentares federais. Alagoas conta com oito campus universitários, que comporta mais de cinco mil alunos, além dos que frequentam as faculdades particulares, que também necessitam do transporte para os deslocamentos diários entre os diversos municípios, principalmente à noite.