Jó Pereira se une a Fetag na cobrança pela reativação do projeto Amigo Trabalhador

por Comunicação/ALE publicado 17/03/2015 15h00, última modificação 22/04/2015 13h05

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 17, com representantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag), a deputada Jó Pereira (DEM) se associou aos trabalhadores do setor sucroalcooleiro na cobrança ao governo do Estado da reativação do programa Amigo Trabalhador, colocado em prática no ano passado e que aguarda o cadastramento dos trabalhadores para ser executado este ano.

“Minha intenção é não deixar esse projeto acabar. O ex-deputado Joãozinho Pereira foi um grande articulador para que o Amigo Trabalhador fosse colocado em prática em Alagoas, tomando como exemplo os estados de Pernambuco e Sergipe com os programas Chapéu e Palha e Mão Amiga, respectivamente. Iniciativas que já estão em andamento há alguns anos. Se deu certo nesses estados por que não avança em Alagoas?”, questionou a deputada.

Jó Pereira solicita ainda que, com a retomada do projeto, seja colocada em prática a realização dos cursos técnicos, que haja um reajuste no valor das parcelas e que seja ampliada a comissão executiva do projeto, que hoje é composta apenas por membros do governo. “Minha solicitação será feita ao governo do Estado através de emenda aditiva, para que sejam incluídos representantes da Fetag, do Ministério Público e da Assembleia Legislativa, ampliando as discussões e decisões na comissão”, explicou Jó Pereira.

Genivaldo Oliveira, da Fetag, demonstrou sua preocupação com o desemprego pois algumas usinas já começaram a entrar na entressafra e, com isso, vários trabalhadores já se encontram sem trabalho. “Temos de 50 a 60 mil trabalhadores no setor sucroalcooleiro de Alagoas e, destes, cerca de 25 mil ficam desempregados na entressafra e metade deles não recebem seguro-desemprego. Esse ano a expectativa para o Amigo Trabalhador está maior do que no ano passado e precisamos rever o retorno do projeto e o aumento da bolsa”, completou Genivaldo.