José Carlos Lyra é condecorado com a Comenda Tavares Bastos

por Comunicação/ALE publicado 01/09/2017 11h57, última modificação 01/09/2017 11h57

Por iniciativa da deputada Jó Pereira (PMDB), a Assembleia Legislativa homenageou nesta sexta-feira, 1º de setembro, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, com a Comenda Tavares Bastos, a maior honraria oferecida pelo Parlamento alagoano. A comenda, que leva o nome do patrono da Casa, é conferida a personalidades por serviços prestados ao desenvolvimento de Alagoas em qualquer ramo de atividade.

Durante pronunciamento, a deputada Jó Pereira disse que conceder essa homenagem ao industrial José Carlos Lyra é acrescentar um item a mais na extensa lista de prêmios, comendas, medalhas e diplomas e tantas outras formas diferentes de reconhecimento ao trabalho e visão do empresário. “Tenho a convicção que mais e mais homenagens lhe serão concedidas pelo muito que a sua atuação proporcionará resultados em favor, principalmente, das comunidades e setores econômicos sociais e dos poderes públicos”, declarou a deputada, destacado a significante contribuição do trabalho e empreendedorismo de José Carlos Lyra para o engrandecimento e desenvolvimento do Estado. “Principalmente através do seu espírito de buscar vencer as dificuldades sem perder a esperança e a visão do futuro, mesmo em períodos difíceis para o setor que pertence e representa”, observou.

Para José Carlos Lyra, receber a mais alta homenagem do Legislativo alagoano é uma grande honra e lhe confere mais responsabilidade. “Estou sendo reconhecido pelo que fiz. Com esta comenda eu fico mais comprometido com nosso Estado. Porque é uma comenda concedida pela Casa dos representantes do povo de Alagoas”, disse o homenageado. “Essa, com todo respeito pelas outras, talvez seja a maior comenda que já recebi o que me responsabiliza mais ainda pelo trabalho que faço em prol de Alagoas, em prol da economia, em prol do povo alagoano”, ressaltou o industrial.

O industrial José Carlos Lyra é engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Alagoas. Foi professor do Colégio Agrícola Floriano Peixoto nas disciplinas de Física, Desenho Técnico, Topografia e Matemática. Como engenheiro, foi responsável técnico na construção de vários edifícios de apartamento e conjuntos habitacionais das empresas Somone Habitacional Construção Ltda., Dumonte Imóveis e Incorporações e Ducon Construções Ltda. Ele também foi responsável técnico por obras como: construção e montagem das industrias Helmman's, em São Paulo e da Leiner Riograndense, em Estância Velha, no Rio Grande do Sul.

Já recebeu as seguintes homenagens: Comenda Escritor Graciliano Ramos, Título de Cidadão honorário de Maceió e Ordem do Mérito Silvério Fernandes de Araújo Jorge no Grau Mérito Ouro. É integrante do Conselho Empresarial do Instituto Federal de Educação de Alagoas, Conselho Deliberativo do Sebrae, Conselho Deliberativo do Senar, Conselho Estadual de Justiça e Segurança Pública, Conselho de Política Econômica do Estado de Alagoas, diretor da Confederação Nacional da Indústria, entre outros.

A sessão solene contou com a participação de diversas autoridades do meio político, social e representativas do setor industrial e econômico do Estado, dentre as quais o deputado Ronaldo Medeiros (PMDB); o presidente do Serveal (Serviços de Engenharia do Estado de Alagoas), Judson Cabral; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Otávio Lessa; o presidente da Federação do Comércio de Alagoas, Wilton Malta de Almeida; o presidente do Sinduscon, Alfredo Breda; o reitor do Cesmac, João Sampaio; o prefeito de São Sebastião, José Pacheco, representando a Associação dos Municípios Alagoanos e o presidente da Undime/AL, Marcelo Beltrão.