Juiz federal Alan Esteves recebe o título de cidadão honorário de Alagoas

por Comunicação/ALE publicado 24/04/2015 11h00, última modificação 25/04/2015 10h30

A Assembleia Legislativa de Alagoas concedeu, nesta sexta-feira, 24, o título de cidadão honorário do Estado ao juiz federal Alan da Silva Esteves, titular da 7ª Vara do Trabalho. A sessão solene, de iniciativa do deputado Ronaldo Medeiros (PT), ocorreu no plenário da Casa e contou com a presença de representantes da magistratura e da Ordem dos Advogados do Brasil, além de familiares e amigos do homenageado. A honraria é concedida àqueles que se destacam pelos relevantes serviços prestados à sociedade alagoana.

“Alagoas recebe de braços abertos mais um filho. E faz isso com muito orgulho, pois o juiz Alan Esteves merece todo o nosso reconhecimento pela sua brilhante atuação como magistrado, cidadão e ser humano”, declarou o propositor da sessão, destacando ainda outras áreas de atuação do magistrado, incluindo a literatura. “É um juiz que atua visando sempre o social, vendo cada processo não apenas como um papel, mas enxergando seres humanos por trás dele”, justificou Medeiros.

Bastante emocionado, Alan Esteves disse se sentir muito feliz com a homenagem. “É como se eu estivesse nascendo duas vezes”, declarou, destacando a importância do título, que servirá de estímulo para que trabalhe com mais afinco em prol do Estado. Durante seu pronunciamento, o magistrado leu uma mensagem recebida pela Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas, agradecendo por sua atuação, atenção e eficiência de sua equipe na condução dos processos. “Uma gratidão imensa ao deputado Ronaldo Medeiros por encampar essa iniciativa, junto com seus pares, pela aprovação desse título que muito me honra”, declarou o juiz.

Biografia
Natural de Petrolina/PE, o juiz Alan Esteves tem 46 anos e fixou residência em Alagoas há 22 anos. É mestre em Direito pela Universidade Federal de Alagoas, professor da Escola da Magistratura do Trabalho e já recebeu menção de prática judiciária exemplar no ano de 2009, pelo Instituto Inovare, VI Edição, por ter implantado um sistema para que agiliza os processos jurídicos. O juiz atuou ainda como conciliador no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia nos anos de 1992 e 1993, o que conferiu ao homenageado experiência na solução de conflitos de interesses.

Além da magistratura, Alan Esteves tem se destacado na literatura. Na área jurídica, ele publicou o livro ‘Proteção do Trabalhador em Face da Automação: Eficácia Jurídica e Social do Inciso XXVII do Artigo 7 Constituição Brasileira'. Na poesia, o homenageado publicou a coletânea poética ‘Poesias do eu e você em mim’.