Léo Loureiro recepciona estudantes do projeto "Fale, Educação!"

por Comunicação/ALE publicado 04/10/2017 16h46, última modificação 04/10/2017 16h46

A Assembleia Legislativa recebeu nesta quarta-feira, 4, mais uma turma do projeto “Fale, Educação!”. Cerca de 50 alunos, do 7º ao 9º ano, da Escola Estadual Mota Trigueiros, localizada no bairro do Santo Eduardo, em Maceió, visitaram a Casa e conversaram com o deputado Léo Loureiro (PPL). Os estudantes conheceram o plenário, as comissões técnicas, assistiram vídeos sobre o processo legislativo e a vida do patrono da Assembleia, Tavares Bastos. Por fim, eles assistiram, da galeria da Casa, uma sessão ordinária.

Os alunos, em conversa com o deputado, falaram das boas iniciativas implantadas na sua escola, reclamaram da falta de infraestrutura e da insegurança. A estudante Stefani Luana, do 9º ano, disse que gostou da visita e apontou alguns problemas encontrados na sua escola. “Achei a vinda à Assembleia bastante importante para nós sabermos o que acontece aqui no parlamento e poder falar diretamente com os deputados. Espero que eles possam tomar medidas para resolver os problemas da escola”, disse. O aluno Antenor Vilela, também do 9º ano e participante do grêmio estudantil, destacou a importância de falar para os deputados os problemas vivenciados pelos alunos nas escolas púbicas. “Não é todo dia que podemos vir a uma Casa como essa, em que se tomam decisões tão importantes. Foi bom porque tivemos dois momentos aqui, um de elogiar e outro de mostrar os problemas existentes em nossa escola”, disse Antenor, cobrando ainda uma reforma na sua escola.

A coordenadora da escola, Magda Cavalcante Vila Nova, que acompanhou os estudantes, agradeceu aos deputados e disse que a visita serviu também como trabalho pedagógico extracurricular. “Achei essa visita importante porque permite que os alunos possam conhecer, pelo menos um pouco, o trabalho desenvolvido pelos deputados, e com isso possam desenvolver melhor uma consciência política. Espero que os alunos absorvam informações para poder discutir com os pais e amigos a importância de um Poder Legislativo para a democracia”, afirmou.

O deputado Léo Loureiro explicou o funcionamento do plenário, a função de um deputado e a tramitação de um projeto de lei. “Estas visitas são bastante importantes porque a integração dos estudantes com o parlamento mostra a realidade existente nas escolas de Alagoas. Nós observamos que falta ainda uma melhor estrutura no entorno e dentro do colégio, esta voz que eles trouxeram para a Casa é importante para gente saber o que acontece e cobrar dos órgãos públicos. Vamos em breve retribuir esta visita para ver de perto tudo que foi colocado aqui”, disse o deputado.

O projeto “Fale, Educação” visa aumentar a visibilidade da educação para os poderes e instituições públicas e facilitar o exercício da cidadania, por parte da comunidade escolar, como forma de estímulo à busca de caminhos eficientes, pacíficos e humanitários de realização dos interesses e necessidades da comunidade. A parceria da Assembleia Legislativa com o Ministério Público está permitindo que alunos de 14 escolas públicas visitem o Poder Legislativo por 14 semanas.