Líderes comunitários são homenageados em sessão especial

por Comunicação/ALE publicado 26/05/2015 14h00, última modificação 26/05/2015 16h05

Com dezenas de líderes comunitários de Alagoas presentes ao plenário da Casa, a Assembleia Legislativa realizou nesta terça-feira, 26, uma sessão especial para homenagear o Dia Nacional do Líder Comunitário, comemorado anualmente, no dia 5 de maio. De autoria do deputado Inácio Loiola (PSB), o evento contou com duas palestras, homenagem a diversos líderes comunitários alagoanos e debate sobre diversos temas envolvidos na ação da líderança comunitária.

A primeira palestra foi proferida pelo historiador Geraldo de Magella, que fez uma análise sobre a conjuntura da atuação do movimento comunitário. “Quero destacar a importância do líder comunitário na sociedade. O movimento comunitário representa, na história recente de Alagoas, um grande avanço nas conquistas sociais e, sobretudo, na efetivação de políticas públicas nas áreas da Saúde, Educação, Segurança Pública e na defesa e proteção das crianças e dos adolescentes”, afirmou Magella.

Em seguida foi a vez do vereador Silvanio Barbosa ministrar sua palestra com tema: Importância do líder comunitário no desenvolvimento das cidades. “O líder comunitário é um elo de ligação entre a população e o poder constituído, tendo a função de reportar os anseios da sua comunidade e buscar alternativas para solucionar os problemas apresentados. Sem o líder comunitário as coisas não evoluem”, disse.

De acordo com o deputado Inácio Loiola, a sessão mostrou a importância dos líderes comunitários para a população e reconheceu o trabalho destas pessoas, que se dedicam à prestação de serviço à comunidade. “Ninguém conhece mais os problemas de sua comunidade do que o líder comunitário. Ele é o elo entre a comunidade, a classe política e a classe empresarial. É o porta voz da sociedade”, afirmou.

Os microfones da tribuna da Assembleia Legislativa foram abertos aos diversos líderes presentes, que falaram das dificuldades encontradas em suas comunidades e de temas polêmicos como violência, moradia e mobilidade urbana. Manoel Oliveira dos Santos, da cidade de Traipu e coordenador estadual das comunidades quilombolas, destacou a importância da homenagem. “É o reconhecimento de um trabalho que desenvolvemos em prol de uma comunidade. É a valorização de uma luta diária em defesa de nosso povo”, disse.

Inácio Loiola fez a entrega de certificados para diversos líderes comunitários. Foram homenageados: Aluisio Faustino de Melo, Maria Neide Martins, Anivaldo Luiz da Silva, Cícero Vital da Silva, Dino José de Oliveira Alves, Maria Lígia Minim de Lins, Silvânio Barbosa dos Santos (Maceió), Pedro Lúcio Rocha (Pão de Açúcar), Antônio Gomes dos Santos (Penedo), Carlos Roberto da Silva (União dos Palmares), Emanuel Wagner Souza Pontes (Atalaia), Gilson dos Santos (Traipu), João Batista da Fonseca Silva (Porto Calvo), José Cícero Santana, José Ferreira de Macedo, Manoel Felizardo dos Santos, Manoel Oliveira dos Santos (Quilombos), Marcos Soares de Oliveira, Maria da Natividade Matos (Saudosa), Maria do Carmo Santos de Araújo (Saudosa) e Veraleide Costa Nazaré (Região Norte).

Também estiveram presentes à sessão os deputados Galba Novaes (PRB) e Bruno Toledo (PSDB), o vereador por Maceió, Silvio Camelo (PV) e a secretária nacional do Movimento Popular Socialista, Maria de Jesus Matos.