Loiola apresenta projeto que institui o Dia Estadual de Luta pelo Semiárido

por Comunicação/ALE publicado 10/01/2017 13h08, última modificação 10/01/2017 13h08

Sempre engajado na defesa do sertanejo e preocupado com a grave crise hídrica que assola o sertão alagoano, o deputado Inácio Loiola (PSB) apresentou projeto de lei que institui do Dia Estadual de Luta pelo Semiárido no calendário de eventos do Estado. O objetivo, de acordo com o parlamentar, é promover a mobilização e a consciência da sociedade alagoana e dos governantes em geral para a necessidade do debate permanente de enfrentamento e convivência com a seca.

A data escolhida foi o dia 20 de agosto e não será considerada feriado. Segundo Loiola, Alagoas enfrenta a pior estiagem dos últimos 50 anos. “Pretendemos com isso estabelecer políticas públicas perenes e sustentáveis em busca de soluções para os problemas decorrentes das sucessivas estiagens na região do semiárido do Nordeste, em particular, no Estado de Alagoas”, ressalta Inácio Loiola no projeto de lei.

Para fundamentar a proposta, Loiola apresentou dados da Fundação Joaquim Nabuco, indicando que o Nordeste brasileiro é detentor do maior volume de água represado em regiões semiáridas. “São 37 bilhões de metros cúbicos estocados em cerca de 70 mil represas. Contudo, as comunidades não têm acesso devido à ausência de política pública coerente de distribuição da água”, justifica o parlamentar.