Loiola destaca potencialidades econômicas da região dos "Lagos do São Francisco"

por Comunicação/ALE publicado 24/08/2016 18h10, última modificação 26/08/2016 12h11

O deputado Inácio Loiola (PSB) informou durante a plenária desta quarta-feira, 24, que está concluindo um projeto de lei, denominado “As potencialidades dos Lagos do São Francisco”, região que compreende os lagos de Xingó, de Paulo Afonso e de Itaparica, cujo objetivo é beneficiar o semiárido nordestino, especialmente os estados de Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco. De acordo com Loiola, essa foi a região que, proporcionalmente, mais se desenvolveu turisticamente nos últimos 15 anos.

“Costumo dizer que os três pilares para o desenvolvimento de uma região são: água, energia e estrada. Apesar da degradação do Rio São Francisco, nós temos água. Essa região tem a maior concentração de hidrelétricas do planeta, são sete ao todo. Sem levar em consideração as potencialidades para a exploração da energia eólica e solar”, contou Loiola, acrescentando que a região também possui estradas para qualquer parte do País, além de um aeroporto, em Paulo Afonso. “Temos o Canal do Sertão, temos uma região de microclima que, no meu entendimento, é a mais privilegiada que o Nordeste brasileiro tem, compreendendo os municípios de Água Branca, Mata Grande, Inhapi e Pariconha”, informou o deputado.

Em aparte, o deputado Gilvan Barros Filho (PSDB) contribuiu com o pronunciamento de Loiola alertando aos governos estaduais e municipais que o semiárido nordestino carece de mais políticas públicas sustentáveis voltadas para a produção agrícola.