Luiz Dantas e membros da Mesa se reúnem com Renan visando à reativação do Interlegis

por Comunicação/ALE publicado 05/03/2015 18h00, última modificação 22/04/2015 11h39

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Dantas, acompanhado do segundo secretário da Casa, Isnaldo Bulhões (PDT) e do 1º vice-presidente do Legislativo, Ronaldo Medeiros (PT), foi recebido pelo presidente do Senado Federal, Renan Calheiros nesta quinta-feira, 5, em Brasília. Na pauta do encontro a reativação do Programa Interlegis em Alagoas. Durante a reunião, Renan Calheiros elogiou a iniciativa da Mesa Diretora e, de pronto, colocou os gestores do Parlamento alagoano em contato direto com o coordenador do Interlegis, Hélder Rebouças.

Ainda no Senado, os parlamentares alagoanos tiveram uma primeira reunião de trabalho com gestores do Interlegis, na qual ficou assegurado que, logo após o feriado da Semana Santa, uma missão do Programa virá a Alagoas para realizar os primeiros levantamentos e avançar na concretização do processo de modernização do Legislativo, através da transferência de tecnologia da informação, que contempla também o Portal da Transparência. Ainda haverá gestões com vista à reativação da Escola do Legislativo, cujo objetivo é a capacitação dos servidores.
 
“O presidente Luiz Dantas considerou o encontro muito proveitoso e destacou a atitude do presidente Renan Calheiros. "Ele foi muito atencioso e considerou importante a iniciativa da Assembleia, apoiando o nosso pleito de estreitar a parceria com o Senado". Dantas destacou a ação imdiata de Renan, que mobilizou os responsáveis pelo programa Interlegis naquela Casa para uma reunião prévia.
 
Interlegis
O Interlegis é um programa desenvolvido pelo Congresso Nacional e que visa à modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal. Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação (internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o público, visando aumentar a participação da população no processo legislativo. 
 
O programa oferece produtos e serviços como arquivos e documentos de diversos projetos, a exemplo do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, atividades dos grupos de trabalho temáticos, definições e recomendações da área responsável pela infraestrutura de equipamento e rede da Comunidade, entre outros.