Luiz Dantas reafirma compromisso de promover a transparência nas ações do Legislativo

por Comunicação/ALE publicado 10/02/2015 15h00, última modificação 17/04/2015 11h50

Na manhã desta terça-feira, 10, o presidente da Assemleia Legislativa, deputado Luiz Dantas, recebeu em seu gabinete o promotor de Justiça, José Carlos Castro, Coordenador Geral do Fórum de Combate à Corrupção (FOCCO) e representantes da comissão da sociedade civil, que integram o movimento. Na ocasião, foi entregue a Dantas um encaminhamento pedindo a efetivação do Portal de Transparência da Casa de Tavares Bastos, bem como de outras atividades do Poder Legislativo.

Após ouvir a comissão, o presidente reafirmou as intenções da Mesa Diretora em promover a transparência. Salientou as dificuldades existentes e a disposição para enfrentar os problemas e apresentar resposta positivas à sociedade. “Nossa função é fazer com que as mudanças trilhem o caminho que a sociedade quer. Meu empenho, agregado ao apoio dos que presidem comigo esta Casa, é contribuir para que isso aconteça. Entendo que a transparência é a locomotiva deste processo”, afirmou Dantas.

Ainda em resposta aos encaminhamentos do FOCCO, o presidente disse que estará à disposição do órgão e do Ministério Público, entendendo que as mudanças não podem esperar. Segundo ele, não dá mais para conviver com os parâmetros que a sociedade está vivendo. “A administração pública não é para isso. Precisamos ser transparentes nos atos e nos gastos. Vamos nos adequar à responsabilidade fiscal. Meu compromisso é com todos”, concluiu.

Ainda sobre o Portal de Transparência, o vice-presidente, Ronaldo Medeiros (PT), informou que será feito um convênio com o Senado, o que possibilitará a existência de um Portal similar ao que funciona naquela instituição.

Também participaram da reunião os deputados Isnaldo Bulhões (PDT) e Edval Gaia (PSDB), o chefe da Controladoria Geral da União e secretário geral do FOCCO, José William; o procurador da República, Marcelo Lobo, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), Maria Consuelo Correia; o presidente da Associação dos Procuradores dos Municípios de Alagoas (Apromal), Diego Fonseca, a Vice—coordenadora da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Nadja Peixoto; o diretor do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, Fernando Teles e o representante do Instituto Sílvio Viana, Pedro Guido.