Perfis de candidatos, status de candidaturas e prestações de contas eleitorais de 2018 são disponibilizados na internet

por Comunicação/ALE publicado 30/07/2018 10h56, última modificação 30/07/2018 10h56

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou em seu portal na internet o DivulgaCandContas, sistema que permite consultar as prestação de contas eleitorais e o perfil de todos os candidatos que concorrerão nas eleições gerais deste ano. Por meio do sistema é possível saber o quantitativo e a situação jurídica de cada candidatura, além dos dados biográficos dos candidatos.

DivulgaCandContas disponibiliza as informações das prestações de contas parciais e finais de cada campanha, com a discriminação dos gastos realizados e dos recursos financeiros arrecadados, identificando os doadores e fornecedores declarados pelos candidatos e partidos políticos. A partir dos relatórios financeiros que recebe, o sistema fornece informações sobre financiamento das campanhas. Assim, é possível a qualquer cidadão acompanhar a arrecadação e os gastos realizados.

Os dados do DivulgaCandContas são atualizados três vezes ao dia (às 8h, 14h e 19h). Além disso, diariamente os dados são extraídos e disponibilizados no Repositório de dados eleitorais.

Para acessar o sistema não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Informações técnicas adicionais podem ser obtidas no ícone “Acesso à Informação”, localizado no rodapé da página do sistema.

A versão em aplicativo para tablets smartphones foi descontinuada, mas é possível acessar o sistema pelo navegador dosmartphone de forma responsiva, ou seja, o sistema irá adequar-se automaticamente à visualização na tela do celular.

Fonte: TSE