Plenário da Assembleia irá receber audiência pública de CPI da Câmara Federal

por Comunicação/ALE publicado 12/05/2015 14h00, última modificação 14/05/2015 14h42

Atendendo ao requerimento apresentado pelo deputado federal Paulão (PT/AL), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Câmara dos Deputados, criada para investigar a violência contra jovens, negros e pobres no País realizará uma audiência pública, na segunda-feira, 18, às 15 horas, na Assembleia Legislativa de Alagoas.

De acordo com pesquisa, o Brasil tem 11 das 30 cidades mais violentas do mundo, sendo que Maceió é a quinta mais perigosa do país. No Nordeste, a taxa de homicídio de jovens chega a ser 10 vezes maior que a taxa nacional, que é de 29 para cada 100 mil habitantes.

Paulão, que é um dos membros da comissão, disse que falta políticas públicas para combater a violência contra estes jovens. “A CPI irá fazer visitas pelo Brasil, primeiramente discutindo causa e efeito, fazendo com que os entes federados e a sociedade civil possam apresentar, a curto, médio e longo prazo, alternativas para que se diminua esta violência”, disse o parlamentar.

Criada em março deste ano e presidida pelo deputado Reginaldo Lopes (PT/MG), a comissão terá 120 dias para concluir os trabalhos e apresentar um relatório final. A CPI criou uma comunidade virtual para debater o tema. Quem quiser participar é só acessar a página edemocracia.camara.leg.br. O e-Democracia é um portal de interação com a sociedade com o objetivo de promover a discussão e o compartilhamento de conhecimento para a feitura de leis mais eficazes e democráticas.