Plenário recebe aula magna de curso de pós-graduação

por Comunicação/ALE publicado 31/08/2017 21h15, última modificação 31/08/2017 21h15

O primeiro secretário da Casa, deputado Marcelo Victor (PSD), presidiu nesta quinta-feira, 31, a sessão solene da aula magna do curso conducente ao mestrado em Administração Pública. O curso é uma parceria do Parlamento alagoano com o Instituto Universitário Atlântico (IUA). O curso contará com 35 alunos entre servidores do Legislativo, deputados estaduais e funcionários públicos das diversas esferas estadual e municipal. As aulas serão ministradas às sextas-feiras, sábados e domingos durante dezoito meses. Após a conclusão do curso, o aluno será matriculado na Instituição de Ensino Superior Portuguesa, onde terá um orientador para ajudá-lo na dissertação de mestrado.

A sessão solene contou com a participação do reitor do Instituto Politécnico da Guarda de Portugal, Constantino Rei, do chanceler do Instituto Universitário Atlântico, de Portugal, João Barreiros, do cônsul honorário de Portugal, em Alagoas, Edgard Barbosa, do procurador-geral da Assembleia Legislativa, Diógenes Tenório, da prefeita de Batalha, Marina Dantas e do deputado Gilvan Barros Filho (PSDB).

“Esse é um momento ímpar, onde a Assembleia abre suas portas para fazer uma parceria com um instituto renomado para vir ofertar um curso para a sociedade, para os servidores, logo na área fim, que é a administração pública”, disse o deputado Marcelo Victor. “Dando oportunidades aos parlamentares, seus assessores e quem assim entender e queira vir ter essa experiência de sair daqui pós-graduado e com a possibilidade de um mestrado fururo”, completou o parlamentar.

No início do ano, o Parlamento firmou parceria com o Instituto, abrindo processo seletivo para 45 vagas. O curso será realizado no Brasil e também no Instituto Politécnico da Guarda, em Portugal. O chanceler do IUA, João Barreiros, informou que instituto representa 28 universidades portuguesas no Brasil e está presente em diversos estados brasileiros. “Conseguimos chegar a uma parceria que não tem quaisquer encargos para a Assembleia, ou seja, os alunos vão custear e depois tirar o proveito do curso. Isto só foi possível porque o Brasil e Portugal são países irmãos”, contou Barreiros, acrescentando que os alunos terão aulas presenciais e por vídeo conferências aqui em Alagoas, com professores locais e de Portugal. “Depois, na segunda parte do curso, vão para Portugal para, obrigatoriamente, defender a tese para obter o seu mestrado. Quando chegarem terão seus diplomas reconhecidos devido ao acordo entre Brasil e Portugal que facilita esse processo”, informou o chanceler português.