Políticas públicas para a juventude são debatidas em audiência pública

por Comunicação/ALE publicado 17/08/2017 14h28, última modificação 17/08/2017 14h28

A Assembleia Legislativa realizou, nessa quinta-feira 17, uma audiência pública para debater a situação da juventude da capital alagoana. Proposta pelo deputado Francisco Tenório (PMN), a audiência teve como o objetivo de fomentar a discussão acerca da construção de novas possibilidades de saberes. O evento contou ainda com a participação dos deputados Bruno Toledo (Pros), Inácio Loiola (PSB) e Rodrigo Cunha (PSDB), de secretários estaduais e municipais, vereadores e estudantes do ensino médio das escolas estaduais Eduardo Mota Trigueiros e Benedita de Castro Lima. A audiência contou ainda com a apresentação do grupo de dança SDKQ CREW “Reis e Rainhas de dança de rua”, do CRAS de Bebedouro.

O deputado Francisco Tenório destacou que existem muitas deficiências na questão da formação profissional, do primeiro emprego e das políticas de segurança pública para a juventude. “O objetivo maior desta audiência foi chamar a atenção para as políticas públicas para a juventude que estão um pouco desamparadas, principalmente no livramento das drogas onde precisamos urgentemente criar mecanismos que atuem nessa questões”, afirmou.

A secretária adjunta de Políticas para Juventude da Prefeitura de Maceió, Olívia Tenório, falou da importância desta audiência para ouvir os jovens e saber de suas demandas. “Neste primeiro momento queremos levar para estes jovens que a nossa intenção é trabalhar com eles, por isso buscamos nos aproximar, cada vez mais, dos diversos segmentos da juventude como o Movimento LGBT, Juventude Negra, Defesa da Mulher, entre outros, pois sabemos que cada grupo específico tem uma maneira diferente de ser alcançado e problemas específicos que precisamos resolver”, disse.

O deputado Bruno Toledo falou da importância da Assembleia Legislativa abrir suas portas para discutir políticas públicas para a juventude. “É importante debater com estes jovens os seus direitos e os seus deveres. Nada mais justo que a Casa do povo alagoano abrir suas portas para essas discussões. Fico feliz em ver o plenário repleto de jovens demonstrando que o Poder Legislativo está sintonizado com este novo momento da política nacional, ficando mais próximo da população, escutando e debatendo o que a população alagoana deseja de seus representantes”, afirmou.

O coordenador de políticas para a diversidade sexual da Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió, Roberto Silva, apresentou o projeto “Direitos Humanos para ser: Juventude do amanhã” que visa dar uma educação continuada aos jovens nas escolas. “A proposta liga alguns temas do contemporâneo relacionando os jovens como a política, diversidade sexual e igualdade de gênero. Trata-se de um projeto piloto de três meses que será executado nas escolas municipais. São rodas de diálogos onde teremos conversas com jovens sobre diversos temas”, destacou.

O estudante Yhan Vinicius, do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Eduardo Mota Trigueiros, falou da importância de uma audiência que debate políticas públicas para a juventude em Alagoas. “Essas discussões são importantes já que, entre outras coisas, precisamos de mais segurança nas escolas e uma educação com mais qualidade”, disse. A aluna Letícia Marília, do 1º aluno do ensino médio da Escola Estadual Benedita de Castro Lima, destacou a importância de políticas públicas para a juventude. “Essa audiência é muito importante para que os deputados possam ouvir dos estudantes o que vivenciamos nas escolas todos os dias, como falta de infraestrutura”, disse.