Projeto do "Passe Livre Estudantil" gera debate no plenário

por Comunicação/ALE publicado 18/03/2015 17h25, última modificação 22/04/2015 13h25

O impasse em torno do projeto governamental que institui o "Passe Livre Estudantil" foi tema de debate durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 18, da Assembleia Legislativa. O assunto foi abordado pelo deputado Tarcizo Freire (PSD), que se mostrou preocupado com a questão. Ele contou que foi procurado por uma estudante, pedindo que interceda junto ao Governo para que resolva o mais breve possível a questão.

“Ela me entregou uma carta, praticamente pedindo socorro ao Governo do Estado, e me pediu que lesse na íntegra. A jovem diz que o problema do transporte escolar continua sem solução, que se agrava a cada semana, causando a ausência dos alunos em sala de aula”, contou Freire.

Em aparte, o deputado Olavo Calheiros (PMDB) disse estar havendo equívocos na interpretação do projeto do Passe Livre e que o Governo está buscando a melhor solução para o caso. “Devo dizer que esse nome (passe livre) foi empregado de forma errada. O que o Governo quer fazer é a gratuidade do transporte escolar para os alunos da rede pública e está buscando a forma de melhor fazê-la”, explicou Calheiros, acrescentando que, com isso, o Estado não está querendo passar uma maior responsabilidade aos municípios. “É completamente o contrário. Se o Governo municipalizar o transporte escolar para os alunos da rede pública, ele vai reduzir as despesas. Vai repassar o dinheiro, com o qual pagava o transporte escolar, para que as prefeituras paguem”, informou Olavo Calheiros.

Também em aparte, os deputados Ronaldo Medeiros (PT) e Jó Pereira (DEM) contribuíram com o debate.